Unidades de Saúde de São Cristóvão promovem ações em prol da saúde da mulher

08/03/2024 - 22:10 Atualizado há 10 horas

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Cristóvão promoveram ações educativas, recreativas e preventivas para as mulheres de suas comunidades. As atividades contaram com consultas médicas e de enfermagem, marcação de exames de mama, realização do citopatológico (exame de lâmina), palestras educativas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Os principais temas discutidos entre as ações foram a prevenção ao câncer de colo do útero e o planejamento familiar, evitando gravidez na adolescência. Entre as unidades a celebrarem nesta data, estiveram as UBS Maria José Figueiroa, José Amado, Sinval Oliveira de Jesus, Maria de Lourdes Cruz, Tânia Chagas, Maria de Lourdes Ramos e Raimundo Aragão.

Jennifer Santana, técnica de enfermagem da UBS Sinval Oliveira de Jesus, conta que a equipe mobilizou a população para dar importância à previsão do câncer no colo de útero e da gravidez na adolescência, por haver muitos casos de meninas que engravidam cedo na comunidade, por falta de informação ou até mesmo repetindo o que as outras gerações da família fizeram.

“Criamos esse movimento pra que chamasse atenção delas, para prevenir até mesmo acolher e receber. Na ação, oferecemos massagens, ventosaterapia, testes rápido, exame de lâmina a mamografia, e criamos coisas que chamassem atenção da população, como bolo, docinho, picolé. O intuito é acolher e mostrar a lição de prevenir doenças”, conta.

Jennifer Santana, técnica de enfermagem da UBS Sinval Oliveira de Jesus

A paciente Ana Grazielle Silva foi consultada, fez testes rápidos e ressaltou que, em um mundo onde as mulheres lidam com tantos problemas e doenças, chegar em um posto de saúde e receber o atendimento adequado, para ela, é maravilhoso.

“Eu só tenho a agradecer a todos. E o que tenho para falar a outras mulheres é que não deixem para amanhã cuidar de sua saúde, para você poder ter um uma vida saudável, um amanhã melhor, é melhor você se cuidar, se prevenir, para estar bem, feliz, sorrindo, na companhia das pessoas que você ama”, aconselha.

Ana Grazielle Silva, paciente

Na unidade, a ação também contou com a parceria de estudantes de enfermagem da Universidade Paulista (Unip), que participam de ações de atendimento nas UBS Sinval Oliveira de Jesus, Bruno Kaique, Maria José Figueiroa e na Urgência 24h, aumentando o leque de atendimento do município enquanto leva conhecimento aos alunos e pacientes.

Na ocasião, a professora de enfermagem Cristiane Vieira, explica que os alunos fazem parte do último período do curso de enfermagem e, além de ajudar nos atendimentos, trouxeram a ventosaterapia e um maior número de testes rápidos para serem ofertados.

Equipe de estagiários da Unip

“Agradecemos muito a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, a disponibilidade  está abrindo esse espaço para que possamos aprimorar o campo do estágio, entendendo a relação entre teoria e prática e somando ao serviço da unidade para ofertar serviços de qualidade”, pontua.

Cristiane Vieira, professora de enfermagem

A usuária Maria Damiana das Virgens aproveitou a ventosaterapia e afirma ter gostado muito da ação para amenizar as dores: “Se tivesse direto era uma beleza! Estou aproveitando a oportunidade, para mim é uma maravilha, porque eu que sinto muitas, tem dias que não aguento nem pentear o cabelo, e assim alivia”.

Maria Damiana das Virgens, usuária do SUS São Cristóvão, recebendo ventosaterapia

Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher no município, reafirma que, para as ações alcançarem a população de todo o município, o trabalho de organização das unidades de saúde é coletivo.

“Hoje é um dia para lembrar das lutas que batalhamos que vencemos não só no âmbito da saúde, mas também social. É muito importante falar sobre luta, sobre ganhos, e sobre os direitos que as mulheres conquistaram durante os anos na saúde, o direito de conhecer o próprio corpo, de ter informações sobre doenças. Aí vêm as equipes empoderar essas mulheres e reforçar a importância de celebrar todas as conquistas que tivemos”, destaca.

Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher no município

Prevenção ao HPV

O câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), chamados de oncogênicos. Esse tipo de infecção genital é frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões nos órgãos genitais. No mês de março, é celebrado o Março Lilás, em prol da prevenção dessa doença.

Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer e essas alterações são descobertas facilmente no exame citopatológico, sendo na maioria das vezes curáveis, o que destaca a importância de fazer esse tipo de exame, oferecido gratuitamente nas unidades de saúde e incluídos nas ações do Dia Internacional da Mulher.

Também são ofertadas em todas as UBS as vacinas contra o HPV, disponíveis para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Esse é o principal método preventivo ao HPV, podendo impedir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

A enfermeira Laís Santana, da UBS Sinval Oliveira de Jesus, explica que o diálogo preventivo contra o câncer de colo do útero reforça o cuidado com a saúde da mulher, estendendo a conversa para a prevenção ao câncer de mama, os dois tipos de câncer que mais acometem mulheres no país.

“Estamos sempre reforçando com elas para se cuidarem. São doenças silenciosas, muitas não dão tempo de se recuperar, então tentamos sempre aqui conversar com elas para virem à unidade, fazerem todos os exames e não deixar nenhum cuidado para depois”, afirma.

Laís Santana, enfermeira