UBS Sinval José de Oliveira realiza mutirão de atendimento para hipertensos e diabéticos em São Cristóvão

10/02/2024 - 13:26 Atualizado há 3 horas



A UBS Sinval José de Oliveira se antecipou à folia do carnaval para realizar um mutirão de atendimento com foco em pacientes hipertensos e diabéticos. Na sexta-feira (09), a unidade convidou seu público para aferir pressão arterial e glicemia, ofertar medicamentos, fazer testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), adiantar consultas médicas e de enfermagem e marcar exames.

 

O objetivo do mutirão foi estender o número de atendimentos para atender a um número maior de pacientes, abrangendo o alcance dos serviços da unidade de saúde. Assim, foi possível acelerar atendimentos que seriam realizados em março e abril e abrir mais vagas para outros pacientes, comportando melhor a demanda da população. Apesar da prioridade a hipertensos e diabéticos, a ação foi aberta ao público geral.

 

 

Rejane Santana, gerente da UBS Sinval José de Oliveira, afirma que a equipe espera um aumento da demanda no pós-carnaval, por isso foi estratégico antecipar esses atendimentos.

 

“A ideia dos mutirões é atender a grupos específicos. Agora o foco foi em pacientes hipertensos e diabéticos. Já no mês de março, no dia 08, vamos fazer uma programação específica para as mulheres. Vamos falar sobre o empoderamento da mulher, os cuidados que a mulher deve ter com o corpo, vamos prescrever exames, a exemplo de mamografia, e fazer exames citopatológicos, que é o exame de lâmina. A ideia do mutirão é que possamos atender a essa demanda, que é grande aqui no dia a dia, e nem sempre conseguimos atender a todos”, explica Rejane.

 

Rejane Santana, gerente da UBS Sinval José de Oliveira

 

A enfermeira Laís Vieira Santana, que realizou atendimentos durante o mutirão, reforça a intenção de atingir a meta de atendimentos a pacientes hipertensos e diabéticos da unidade, onde muitos apresentam pendências necessárias para serem agilizadas.

 

“Fizemos verificação de glicemia, solicitamos exames de quem ainda não realizou, avaliamos os exames de quem já realizou teste rápido para doenças que são transmitidas através de relações sexuais, e toda orientação sobre a importância de estar sempre vindo à unidade, duas vezes no ano, de acordo com o protocolo, para atingir o máximo de usuários”, ressalta a enfermeira.

 

Laís Vieira Santana, enfermeira

 

As usuárias Maria Moura dos Santos e sua mãe Maria Madalena dos Santos, aproveitaram para retomar o tratamento de diabetes, que apresentava sinais de alteração, como conta a filha: “Hoje eu medi a pressão, me pesei e medi a glicemia. É uma coisa boa, mas sou meio teimosa, porque parei a insulina, por isso que deu alta, mas é bom porque preciso voltar a tomar”.

 

Maria Moura dos Santos e sua mãe Maria Madalena dos Santos, usuárias da UBS Sinval José de Oliveira

 

Josefa dos Santos, outra usuária da UBS Sinval José de Oliveira, comemora os cuidados com a saúde.  “Ter a oportunidade de manter os exames em dia é muito importante para mim, pois tenho colesterol alto, também tenho problema na cabeça e é preciso cuidar. Venho sempre que preciso”, relata.

 

Josefa dos Santos, usuária da UBS Sinval José de Oliveira 

 

O paciente Altamiro Conceição Santos também recebeu atendimento no mutirão e se anima a contar que é um usuário assíduo na unidade. “Tenho problema de pressão alta, e já vai fazer um ano que fiz exame de próstata em março. Estou bem, graças a Deus. Estou com saúde, estou vivendo. E todas as coisas que a enfermeira manda vir eu venho. Meus colegas dizem que eu só quero estar em médico, mas é porque o médico é a solução da gente”, reforça.

 

ltamiro Conceição Santos, usuário da unidade

 

Equipe da UBS Sinval José de Oliveira 

 

Fotos: Dani Santos