Trabalho e renda: Prefeitura de São Cristóvão e Senac entregam certificados de qualificação profissional para 80 sancristovenses

31/10/2023 - 17:30 Atualizado há 2 dias



 

Na manhã desta terça-feira (31) aconteceu uma cerimônia de entrega de 80 certificados para os alunos concludentes dos cursos da área de beleza ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Os cursos tiveram como objetivo a qualificação profissional e o desenvolvimento das habilidades necessárias para o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho. 

 

A entrega dos certificados representa um marco significativo para os participantes e a comunidade local, pois certifica a aquisição de habilidades no ramo da beleza. Os conhecimentos nesta área foram divididos pelos cursos de Práticas de Cabeleireiro; Design de Sobrancelhas; Unhas Artísticas; Técnicas Básicas para Barbeiro; Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente; Práticas Administrativas em Escritório. Estes cursos aconteceram entre o período de 1 de agosto a 18 de outubro deste ano. 

 

 

 

 

Segundo o diretor regional do Senac, Marcos Salles, a parceria entre Prefeitura de São Cristóvão e Senac não se restringe ao presente, pois a qualificação profissional é um investimento a longo prazo na formação de uma comunidade que está disposta a estar preparada para os desafios do mercado de trabalho. 

 

 

Marcos Salles, diretor regional do Senac

 

 

“Hoje temos aqui 80 cidadãos e cidadãs que poderão ingressar no mercado de trabalho, qualificados pelo Senac, que nos deixa muito honrados, principalmente por ser um município com tanta possibilidade de crescimento, principalmente na área cultural e também de entretenimento através do turismo”. Marcos Salles enfatiza a parceria com a prefeitura de maneira contínua. “Sempre que o prefeito solicitar, estaremos à disposição”. 

 

Essa capacitação não apenas visa aumentar a empregabilidade dos participantes, mas também promover a iniciativa empreendedora, possibilitando, desta forma, o crescimento econômico local, como aponta o secretário da Semdet, Josenito Oliveira. “É importante frisar que o mercado de trabalho é cada vez mais dinâmico, cada vez mais exigente, então é necessário que as pessoas, de modo particular os jovens, estejam capacitados, preparados, porque isso aumenta a chance de empregabilidade. E não só isso, mesmo aqueles que não querem emprego, eles podem montar seu próprio negócio e seguir o empreendedorismo”. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

 

O prefeito da cidade, Marcos Santana, destaca que, a partir de hoje, os 80 concludentes que agora detém os certificados estão em uma posição mais vantajosa para competir por oportunidade de emprego ou empreender. “Agradeço muito ao Senac, é uma parceria muito importante. Os cursos são essenciais para o desenvolvimento econômico da cidade, mas, para além disso, é preciso acreditar e confiar no nosso povo. A qualificação é para que as pessoas tenham os requisitos buscados pelo mercado de trabalho e para que eles tenham mais oportunidades, em especial aqui na nossa própria cidade”.

 

 

Prefeito Marcos Santana 

 

 

 

Certificação 

 

A certificação foi buscada por um público que procurava uma oportunidade de emprego com esse conhecimento, e por um público com o desejo de aperfeiçoar suas práticas no ramo da beleza. Gilvaneide dos Santos se qualificou para práticas de cabeleireiro e barbeiro. Segundo ela, a certificação foi com o objetivo do aperfeiçoamento e para ampliação de clientes, já que empreende na área. “Busquei me qualificar mais, buscar outros conhecimentos para somar no meu negócio. Atendo mulheres, e com esse curso com práticas de barbeiro, vou começar a atender clientes homens também. Foi uma iniciativa muito boa para mim, achei tudo ótimo.”

 

 

Gilvaneide dos Santos

 

 

Cristiane Oliveira, marisqueira, realizou o curso de Design de Sobrancelhas à conselho da filha, para buscar uma renda extra para a família. “Foi um curso muito bom, a professora era maravilhosa, superou minhas expectativas, porque eu não tinha prática nem conhecimento nenhum para trabalhar com isso. Hoje, sou marisqueira e já trabalho com sobrancelhas também, já faço minha renda extra graças a esse curso profissionalizante”.  

 

 

Cristiane Oliveira

 

 

Novos cursos 

 

Com a intenção de qualificar cada vez mais, a prefeitura mantém a parceria com o Senac e também está firmando parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a disponibilização de mais cursos de qualificação profissional. 

 

A partir de novembro, começarão novas aulas para 140 alunos nos cursos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação; Qualidade no atendimento; Corte e Confecção de Moda íntima; Informática Básica. O curso de Informática será formado por duas turmas, cada uma com 25 alunos, quanto aos demais cursos, cada turno terá 30 alunos. 

 

Dessa maneira, os cursos de Informática Básica e Corte e Confecção de Moda Íntima serão ministrados por profissionais do Senai. Quanto aos cursos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Qualidade no Atendimento, serão ministrados pela equipe do Senac. 






Fotos: Dani Santos