Terceiro dia do FASC é marcado por representatividade feminina no Palco Gal Costa

04/12/2022 - 07:18 Atualizado há 3 horas



O Festival de Artes de São Cristóvão segue superando o número de visitantes e o terceiro dia do evento não seria diferente. Com a presença de Anne Carol, Larissa Luz, MC Tha e Daniela Mercury, a Praça São Francisco reuniu neste sábado (03) mais de 50 mil pessoas para assistir ao show destas grandes cantoras do cenário local e nacional, que mostraram a importância da representatividade feminina no Palco Gal Costa.

 

 

E quem abriu a programação neste espaço foi a cantora sergipana Anne Carol, cuja voz ecoou para milhares de pessoas canções que falavam de amor, liberdade e resistência. Em seguida foi a vez da cantora e compositora Larissa Luz pisar no Palco Gal Costa. A cantora baiana é uma das principais representantes da música negra da atualidade, já interpretou a cantora Elza Soares no musical “Elza” e trouxe para o FASC um repertório que conquistou o público, retratou o poder das mulheres e não deixou ninguém parado.

 

Anne Carol, cantora 

 

Larissa Luz, cantora

 

 

Uma das atrações mais esperadas da noite, a cantora Daniela Mercury, reforçou a importância da realização de festivais como o FASC, que levam ao público arte, cultura, democracia, civilidade e humanidade. “Só cultura, educação conseguem nos libertar e nos ensinar o caminho da liberdade. Não só aqui em Sergipe, mas no Brasil e no mundo. Estamos aqui para reacender essa relação com o ser humano e não podemos perder a pureza, a vontade, a resistência, a energia, a indignação de seguir no caminho certo e de resistir na hora certa e vocês aqui, com a realização do festival, fizeram isso em todos os momentos, então isso é fantástico e eu agradeço muito como cidadã, baiana, nordestina e brasileira”, enfatizou.

 

Daniela Mercury, cantora

 

 

O professor Renato Martins há dois dias está na cidade mãe e vibrou quando viu a cantora na programação dos 50 anos do FASC. "Sou fã de Daniela Mercury e como um frequentador assíduo de outras edições, não poderia ficar de fora dessa comemoração de 50 anos do festival. Estou impressionado com todos os artistas que pisaram neste e em outros palcos. Que o FASC seja eterno e que continue fomentando a arte e enaltecendo mulheres como as que estiveram no palco Gal Costa hoje", exclamou.

 

Renato Martins , professor

 

Outro que não hesitou em comparecer ao palco Gal Costa foi o ator Ewertton Nunes, que parabenizou a programação do FASC por destacar a relevância da mulher na sociedade e por homenagear a cantora Gal Costa. "Homenagear uma cantora como o Gal e colocar no palco quatro mulheres de grande expressividade na música, é algo muito simbólico. Na verdade a representatividade feminina está acontecendo desde o início em toda a programação do evento. O FASC tem dado notoriedade à força, ao empoderamento e à reafirmação das mulheres dentro da sociedade, sobretudo trazendo todas essas atividades comandadas por elas, que merecem o mundo”, ressaltou.

 

Ewertton Nunes, ator

 

Até o final do evento o público não se dispersou e se manteve firme até a chegada da MC Tha.  outra cantora que mostrou a potência da voz feminina no Palco Gal Costa. “Para mim é sempre muito gratificante levar o meu trabalho a outros estados e sentir que o público está animado. Nesse período após a pandemia eu já havia lançado o EP “Meu Santo é Forte”, que são regravações de músicas de Alcione e nesse show novo eu preparei algo potente e celebrativo em homenagem à música afro-brasileira. Precisamos de mais iniciativas como esta, cujo poder público incentiva e luta para que o festival crie raízes na cidade”, disse.

 

MC Tha, cantora

 

 

Realização e apoio

 

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

 

Programação completa

 

Dia 04/12 - Domingo

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

19h - Reemah

21h - Emicida

23h - Diogo Nogueira

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

16h - Saulinho

18h - BK

20h - Lucas Campelo

22h - Héloa

00h - Isis Broken

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

15h - Karne Krua

16h30 - Banda Manifestação

18h - Luno Torres

 

Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz

15h - Mamulengo de Cheiroso - “Baile de Cheiroso”

16h - Samba de Coco da Ilha

17h - Catalise Cia. dos Artistas - “Cabeleira - O Musical”

18h - Cia de Dança Carpe Diem - “Raízes Nordestinas”

19h30 - Mariah da Penha - “Levando a vida no cabelo”

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Mostra Acessibilidade - CURTA-SE 22 e Dia da Animação apresentam: "O Homem na Caixa", "Insone", "Millie", "Trip", "Piconzé", "La Loba", "8 Patas" e “Torre”

15h - Sessão Sergipe com “Morena dos Olhos Pretos” - Isaac Dourado

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Roda de Conversa sobre A arte da Xilogravura com Nivaldo Oliveira e Evandro Sybine - Mediação: Neila Dourado 

16h - Aloísio Magalhães: Arte, Design e Patrimônio com Fernando Marinho e Fabrícia Guimarães - Mediação: Isadora Burmeister Dickie

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - Roda de Conversa sobre Colagem Analógica e Digital com Kely Nascimento e Ana Luiza de Santana Correa (Viajanalua) - Mediação: Tábata Maria Machado Santos

15h30 - Performance: Não Seque Por Dentro - Davi Cavalcante

16h - Integração artista e comunidade - Práticas colaborativas na Ilha do Ferro (Alagoas) com Adones Valença - Mediação: Wellington Césario

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Slam Poesia Marginal com Emanuele Caiane

16h - O Slam em Sergipe com Igor Sena

17h - Contação de história - Literatura de Erê (infantil) com Mali

 

Cortejos, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Pífano de Pífe

16h30 - Descidão Quilombola

17h - Batalá

 

Dias 01 a 04/12

 

Casa das Culturas Populares, na Praça São Francisco

10h às 18h - Exposição "Rezadeiras da nossa terra"

Casa Sesc

Salão da Casa Paroquial - Igreja da Matriz

Casa Geek e Cine SESC

Museu de Artes Sacra - Dia 03, das 15h às 17h e Dia 04  - 9h às 17h

Exposição "Embarcações históricas e gente ribeirinha", de Mestre Passos         

 

Cidade Mãe Sustentável                                           

Dia 04/12 - Domingo

10h - Exposição Cidade Mãe na Perspectiva Ambiental

13h - Vídeo das ações de Gestão Ambiental do Município

16h - Integração com a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de São Cristóvão sobre coleta seletiva

 

Fotos: Fernando Correia e Heitor Xavier