SMS tem trabalho entre os 10 selecionados para publicação no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição

02/02/2024 - 18:30 Atualizado há 2 dias

Após emplacar dois trabalhos inovadores no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão tem um deles entre os dez selecionados no país para publicação em E-Book e apresentação no 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que acontecerá em São Paulo entre os dias 21 e 24 de maio de 2024.

O trabalho escolhido, “Guia Municipal de identificação da Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe” foi selecionado no Eixo 4 - Segurança Alimentar e Nutricional no território e no trabalho e tem entre os autores o coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, Mário Mendes, e a diretora da Atenção e Vigilância, Vanessa Menezes.

O Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa que visa construir um acervo público, gratuito e on-line de ações que favorecem e subsidiam soluções, perspectivas e estratégias locais de implementação de políticas públicas em alimentação e nutrição. Ele foi estruturado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos, destaca que a importância desse trabalho e de sua escolha como trabalho modelo para compor a publicação do Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, por ser um processo de promoção à saúde, que trabalha em várias dimensões pertinentes, como a intersetorialidade, para que o município siga promovendo uma alimentação adequada para aqueles em condição de insegurança alimentar.

“É importante no sentido de reduzir as vulnerabilidades do que tange a insegurança alimentar e nutricional. No contexto em que vivemos, sabemos que muitas famílias, muitas pessoas, sofrem com esse grave problema, que pode levar a outros vários problemas de saúde. Combater a insegurança alimentar nos territórios é garantir o direito humano básico, alimentação e nutrição e é um papel em todos os setores”, afirma o coordenador.

Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos

Vanessa Menezes, diretora da Atenção e Vigilância à Saúde de São Cristóvão, ressalta que esse trabalho é fruto de uma construção coletiva entre os membros da SMS e a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

“É uma alegria imensa termos o trabalho selecionado entre as 10 experiências exitosas que comporão a publicação do E-book e participarão do 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), na cidade de São Paulo, em  maio. Será uma honra representar a Cidade Mãe e a região Nordeste neste evento. A seleção do trabalho é um marco importante para nós, pois é um reconhecimento dos nossos esforços coletivos para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e estreitamento das ações intersetoriais no município”.

Vanessa Menezes, diretora da Atenção e Vigilância à Saúde de São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier