SMS tem dois trabalhos selecionados para o Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde

08/01/2024 - 17:54 Atualizado há 2 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão emplaca dois trabalhos inovadores no Laboratório de Inovação em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde, uma iniciativa que visa construir um acervo público, gratuito e on-line de ações que favorecem e subsidiam soluções, perspectivas e estratégias locais de implementação de políticas públicas em alimentação e nutrição.

O Laboratório foi estruturado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Os trabalhos agraciados foram escritos pelos Coordenadores de Saúde Bucal e Estratégia em Saúde da Família da SMS, Mário Mendes e Vanessa Meneses. O trabalho entitulado "Papel do Cirurgião-Dentista da Estratégia Saúde da Família na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN)" foi selecionado para o Eixo 2 - Educação Permanente em Alimentação e Nutrição na APS. Já o “Guia Municipal de identificação da Insegurança Alimentar na Atenção Primária à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe” foi selecionado no Eixo 4 - Segurança Alimentar e Nutricional no território e no trabalho.

Segundo Mário Mendes, o país passou por momentos delicados na questão da segurança alimentar e nutricional, que levou cerca 30 milhões de pessoas a um grau de insegurança alimentar grave. Por isso, fez-se necessário implantar políticas de combate à insegurança alimentar.

“A secretaria desenvolveu alguns trabalhos de uma forma intrassetorial, como esse primeiro trabalho, dialogando com os profissionais da Estratégia Saúde da Família, mostrando o papel deles dentro do processo da vigilância alimentar e nutricional, através da aplicação do instrumento de marcadores de consumo alimentar”, explica Mário.

Mário Mendes, coordenador de Saúde Bucal do município

Para Vanessa Meneses, é uma alegria imensa ter trabalhos aprovados para serem publicados no LIS A&N-APS, para servir de modelo e inspirar outros municípios do país.

“Os trabalhos são frutos de uma construção coletiva e intersetorial, com o intuito de ampliar e estruturar a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), a identificação da Insegurança Alimentar e a produção de cuidado no âmbito da Atenção Primária à Saúde, tendo em vista a alta capilaridade e potencial desse nível de atenção na ordenação do cuidado e garantia dos direitos da nossa gente”, ressalta.

Vanessa Meneses, coordenadora da Estratégia em Saúde da Família do município

Além da escolha desses dois trabalhos entre 100 outros submetidos, ainda haverá mais uma seleção, que considerará 10 trabalhos para publicação em E-book e  apresentação no XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que será realizado entre os dia 21 e 24 de maio de 2024, na cidade de São Paulo. O resultado da seleção para o congresso será divulgado no dia 31 de janeiro deste ano.

Fotos: Heitor Xavier