SMS reúne técnicos de enfermagem para capacitação sobre a Campanha de Vacinação contra Covid-19 em 2024

24/01/2024 - 21:33 Atualizado há 17 horas

Nesta terça (23) e quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), através da Coordenação de Imunização, reuniu os técnicos de enfermagem do município em oficinas matinais e vespertinas para discutir as mudanças e demandas da campanha de vacinação contra Covid-19 em 2024. As palestras aconteceram no Conselho Municipal de Saúde e na Urgência 24h, contemplando profissionais do Centro Histórico e grande Rosa Elze.

Além dos tópicos sobre a vacinação contra Covid-19, os espaços também serviram para explicar e tirar dúvidas sobre Movimentação Mensal de Imunobiológicos, Crianças do Previne Brasil, erros de registro e acompanhamento de temperatura dos imunobiológicos pelo Drive da Imunização.

A vacinadora Kellory Vitória e seu painel educativo sobre tipos de seringas e recipientes

A coordenadora de Imunização do município, Ana Therezinha Marques, pontua que houveram alterações nos esquemas vacinais contra o coronavírus, sendo comum acontecerem novidades nas vacinações de ano para ano, e por isso é essencial orientar os vacinadores sobre quem pode receber a vacina, quais são os grupos de risco e como funcionará o esquema neste ciclo.

“Aproveitamos sempre esses espaços para atualizar os profissionais em relação a outros tópicos de sala de vacina, para manter a qualidade da vacina, entender o treinamento que falta, os materiais que faltam e dar todo o suporte necessário. Então, esse é o momento que o pessoal tem de parar um pouquinho, tirar as dúvidas, alinhar questões, e para pontuarmos o que precisa melhorar ou parabenizar pelo serviço maravilhoso que eles tão fazendo”, afirma a coordenadora.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão

Rayane Gabriela, gerente da Rede de Frio de São Cristóvão, destaca a importância de trazer essas atualizações constantemente para melhorar e capacitar a vacinação no município: “Essas atualizações são muito importantes para os profissionais ficarem a par quando a população questionar ou perguntar, saber explicar, e assim, fazer presencialmente os processos indicados. Dessa forma, eles compreendem um pouco mais da necessidade de cada vacina, da importância dessa atualização para a caderneta vacinal, para deixamos tudo em dia, sabemos observar o que está faltando e tirar dúvidas também”.

Rayane Gabriela, gerente da Rede de Frio de São Cristóvão

A técnica de enfermagem Luana Conceição, que atua na UBS Tânia Chagas, foi uma das profissionais que atenderam às reuniões e ressalta que capacitações como essas são fundamentais para informar profissionais e pacientes.

“Às vezes, chegam muitos pacientes querendo tirar dúvidas similares ao que foi mostrado aqui hoje. Na unidade, chegam pacientes perguntando se a dose bivalente serve para eles, se precisam tomar o reforço, e hoje aqui aprendemos como direcionar pacientes dentro e fora dos grupos de risco. Para mim, isso é muito importante como profissional, mas também para estabelecer o diálogo com o paciente no dia a dia”, aponta Luana.

Luana Conceição, técnica de enfermagem

Esquema vacinal para Covid-19 em 2024

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), a SMS priorizará, assim como todo o país, a imunização da comunidade mais suscetível a desenvolver casos mais graves e mortes pela Covid-19, o que engloba, por exemplo, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, crianças, imunossuprimidos, e pessoas com comorbidades. Esses grupos passarão a receber doses de reforço da vacina bivalente a cada seis meses ou um ano, dependendo da indicação.

O MS indica que devem receber uma nova dose da vacina bivalente a cada seis meses pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam a última dose da vacina há mais de seis meses, independente do número e tipo de dose já realizada. Os demais grupos prioritários receberão a dose bivalente anualmente.

Quem não integrar nenhum grupo prioritário a partir de cinco anos de idade e ainda não recebeu nenhuma dose prévia ou apenas uma dose de vacina contra a Covid-19 deve iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação. O esquema primário consiste em duas doses da vacina disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de quatro semanas entre doses.

Calendário infantil

Outra novidade do Ministério da Saúde para 2024 é a introdução do Calendário de Vacinação Infantil contra a Covid-19. Seguindo este calendário, a recomendação é que seja aplicada a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira aos nove meses.

Para as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso, a recomendação é completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo de quatro semanas entre a primeira e segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. Se a criança já está imunizada com as três doses de vacinas contra a Covid-19, por enquanto não é necessário outra dose adicional.

Fotos: Clara Dias