SMS realiza Oficina para Construção do Plano de Preceptoria da Residência Multiprofissional de Saúde da Família

26/01/2024 - 20:28 Atualizado há 3 dias



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão realizou uma oficina para preparar os profissionais para orientar a Residência Multiprofissional de Saúde da Família de 2024. O encontro contou com a presença de coordenadores e preceptores, responsáveis por acompanhar os residentes, junto aos representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo da oficina foi avaliar os aspectos positivos e negativos da última residência para a montagem de um plano eficiente para os residentes que vão atuar neste ano. 

 

 

Durante a reunião, houve a apresentação das coordenações da SMS, uma dinâmica de acolhimento lúdica com Ewertton Nunes, multiartista e membro da Coordenação de Educação em Saúde da SMS, e a apresentação da metodologia de montagem do plano de preceptoria.

 

 

Rosely Mota, coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, já foi residente e destaca a importância de construir um planejamento que facilite o acompanhamento dos residentes, que geralmente possuem muitas dúvidas relacionadas à gestão após a graduação. 

 

“Durante a residência eu percebi muitas dificuldades de aprendizado, as coisas ainda não estavam muito integradas e então a gente ficava bastante perdido, mas ao longo do percurso a gente conseguiu pegar o ritmo do processo da gestão. E, agora, enquanto preceptora, eu acho que esse encontro é uma ação assim muito valiosa, porque está mostrando os pontos  fortes e fracos, para que todos estejam alinhados no mesmo objetivo”, pontuou Rosely.

 

Rosely Mota, coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS

 

A Residência em Saúde da Família está no seu terceiro ano em São Cristóvão, como conta Marcus Valerius Peixoto, coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFS. Ele também celebra a motivação de todos para receber os residentes. 

 

“Acho que a gente vem se aprimorando, já são três anos que a gente está com a residência em São Cristóvão e eu consigo ver hoje um momento de inspiração coletiva, de construção, onde todo mundo está participando, contribuindo da sua forma e acho que dá pra ver a motivação de todo mundo para poder acolher nossos residentes para essa parceria”. 

 

Marcus Valerius Peixoto, coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFS

 

Já Luíza Souza, Referência Técnica em Integração Ensino-Serviço da SMS, ressalta a importância de preparar os residentes para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), com especialidade em Saúde da Família.

 

“O objetivo dessa construção é estruturar o processo desses residentes para que a gente consiga trazer uma formação no SUS e para que esses profissionais se tornem especialistas em saúde da família, com uma visão ampla do que é a atenção primária à saúde e entendendo as especificidades de cada coordenação”, concluiu. 

 

Luíza Souza, Referência Técnica em Integração Ensino-Serviço da SMS

 

Fotos: Clara Dias