SMS implantará Centro Municipal de Segurança do Paciente em São Cristóvão

16/01/2024 - 18:33 Atualizado há 2 dias

Na última sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) reuniu suas coordenações com representação da Universidade Federal de Sergipe para discutir a formação do Centro Municipal de Segurança do Paciente na saúde do município. A parceria entre a Secretaria e o Grupo de Estudos em Segurança do Paciente (GESP) do Departamento de Enfermagem do Campus UFS Lagarto (DENL/UFS) proporcionará acompanhamento e vigilância voltada à segurança nos atendimentos dos pacientes sancristovenses.

No encontro, as coordenações se apresentaram e pontuaram as principais demandas voltadas ao tema, para que o coletivo pudesse compreender as principais forças e fragilidades na segurança dos atendimentos e trabalhar soluções a partir da criação de comissões temáticas.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão, mediou a reunião e externou sua animação com a parceria entre a UFS e a SMS.

"Estou muito feliz com essa parceria entre o Grupo de Estudos em Segurança do Paciente (GESP) do DENL/UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, pois representa uma iniciativa pioneira e muito importante para a garantia da Segurança do Paciente em toda a nossa Rede de Atenção à Saúde na Cidade Mãe de Sergipe. Tivemos alguns encontros nos últimos meses para construção coletiva do CEMUSP, um Centro Municipal de Segurança do Paciente que possibilitará a implementação de estratégias para redução, ao máximo possível, de eventuais riscos associados aos cuidados em saúde de nossos sancristovenses", ressalta o diretor.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão, à esquerda

A professora Dr.ª Hertaline Menezes, coordenadora do Grupo de estudos em Segurança do Paciente e Gestão de risco do Departamento de Enfermagem da UFS Campus Lagarto, afirma que a parceria entre o grupo de estudos e a SMS na implantação do CEMUSP reforça o papel da Universidade Federal de Sergipe na formação de recursos humanos para o SUS e na aplicação do conhecimento científico com o objetivo melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada aos usuários.

“A criação desse Centro Municipal de Segurança do Paciente é um passo muito importante para garantir uma assistência à saúde de qualidade e livre de danos evitáveis. Com essa parceria,  os discentes terão a oportunidade de acompanhar na prática a elaboração e a aplicação de modelos de gestão, os profissionais da assistência e da gestão receberão treinamento e educação em serviço e serão acompanhados em cada etapa da elaboração e implementação dos novos protocolos e processos e, por fim, os usuários receberão uma assistência pautada nas melhores práticas disponíveis e possíveis de serem aplicadas”, destaca a professora.

Prof.ª Dr.ª Hertaline Menezes, coordenadora do Grupo de estudos em Segurança do Paciente e Gestão de risco do Departamento de Enfermagem da UFS Campus Lagarto

A coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, Simone Barreto, participou da reunião e explicou que o Centro também levará em conta a necessidade de fiscalizações na Urgência 24h. Com a observação da importância de ter esse tipo de acompanhamento, surgiu a ideia de implantar a fiscalização da segurança do paciente em todas as unidades de saúde do município.

“Todas as unidades básicas em algum momento realizam as metas de segurança do paciente, o risco de queda, o risco de medicamento errado, identificação errada, entre outras questões. Essa reunião aconteceu para realmente alinharmos todos os motivos de haver o Centro de Segurança do Paciente, que vai abranger algumas temáticas diversas”, relata a coordenadora.

Simone Barreto, coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS

Fotos: Clara Dias