SMS e CRO realizam curso de Odontologia com Mínima Intervenção para dentistas de São Cristóvão

15/12/2023 - 20:28 Atualizado há 2 dias

Na manhã desta sexta-feira (15), São Cristóvão recebeu o curso “Odontologia de Mínima Intervenção em Atenção Primária à Saúde: Enfoque preventivo, terapêutico e restaurador”, ministrado pelo cirurgião-dentista Johnny Alexandre Oliveira Tavares, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A atividade foi fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) e o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO).

A proposição do tema ser voltado à odontologia minimamente invasiva partiu da SMS, através da coordenação de Saúde Bucal, com o objetivo de ampliar o acesso ao cuidado odontológico no município, englobando mais pacientes e conseguindo tratar e promover saúde da melhor maneira para a população da Cidade Mãe.

Segundo Mário Mendes, coordenador de Saúde Bucal do município, a ideia do curso partiu de uma demanda prática dos profissionais. Com a nova portaria de Desempenho da Saúde Bucal, publicada pelo Ministério da Saúde, foram elencados mais indicadores de avaliação de desempenho das equipes de saúde bucal, e, por isso, é importante manter o aprimoramento para mais vertentes da área.

“Também sentimos necessidade dessa capacitação para aprimorar esses profissionais e consequentemente influenciar no melhor tratamento odontológico para os munícipes, com o acesso mais qualificado para eles. O tema foi uma proposição da Coordenação de Saúde Bucal ao CRO, que já tem o projeto CRO Itinerante junto ao município, então juntamos esforços para trazer essa capacitação”, explica o coordenador.

Mário Mendes, coordenador de Saúde Bucal de São Cristóvão

A conselheira do CRO e coordenadora de Saúde Bucal em Nossa Senhora do Socorro, Heloísa Nunes, é uma das desenvolvedoras do projeto CRO Itinerante e explica que o projeto pretende levar capacitações a todos os municípios do estado, além de estar muito feliz que os coordenadores de saúde bucal dos municípios têm aderido a proposta com bons números.

“Sem qualificação, sem estarmos sempre buscando novas técnicas para oferecer uma melhor qualidade de odontologia aos nossos pacientes, não vamos mostrar o nosso valor ou ter a valorização que precisamos. Então tentamos trazer o nosso colega que está no interior mais próximo para a casa da odontologia sergipana que é o CRO e buscar também todas as equipes de saúde bucal dos municípios, visando o melhor atendimento, ofertando a melhor odontologia possível para os pacientes”, defende Heloísa.

Heloísa Nunes, conselheira do CRO e coordenadora de Saúde Bucal em Nossa Senhora do Socorro

A Odontologia de Mínima Intervenção visa a máxima preservação da estrutura dental sadia e a aplicação de uma filosofia de trabalho que altera o modelo tradicional mecanicista de tratamento para uma abordagem de promoção de saúde e de preservação da saúde oral.

O cirurgião-dentista Johnny Alexandre Oliveira Tavares, ministrante do curso, explica que essa forma de praticar a odontologia é de extrema importância para a nova mudança de indicadores do Brasil Sorridente, uma vez que ela tem um enfoque muito preventivo, com a intenção de preservar a estrutura dental sadia.

“Tivemos o objetivo de capacitar os profissionais e que eles compreendam como fazer a forma preventiva no SUS. É um aperfeiçoamento, como se quiséssemos preservar cada vez mais o dente do nosso paciente para que reduzam o número de canais, exodontias e a população consiga ter uma saúde bucal de qualidade. Consequentemente, isso tende a melhorar a qualidade de vida. Se fazemos algo que preserve, algo de mínima intervenção, que não desgaste muito a estrutura, conseguimos preservar muito mais os dentes na boca”, ressalta Johnny.

Johnny Alexandre Oliveira Tavares, cirurgião-dentista e ministrante do curso

Luiza Fontes, dentista na Atenção Primária à Saúde de São Cristóvão, esteve como ouvinte do curso e ressalta o quanto é essencial participar de capacitações como essa para dar engajamento aos atendimentos, seus e dos colegas. “Para nós que estamos há muito tempo na rede pública é sempre importante nos atualizar”, afirma a profissional.

Luiza Fontes, dentista na Atenção Primária à Saúde de São Cristóvão