SMS e Cresan realizam ação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação com Grupo Normaliza na UBS Bruno Kaique

17/10/2023 - 22:46 Atualizado há 3 dias

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), em parceria com Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação com o Grupo Normaliza, voltado ao cuidado de hipertensos e diabéticos. A atividade aconteceu na UBS Bruno Kaique, no bairro Madre Paulina, e foi voltada à educação em alimentação saudável, culminando em uma oficina culinária.

Durante a ação, foram ofertadas aferição de pressão arterial e medição de glicose. Houve, ainda, uma palestra com nutricionistas do Cresan sobre alimentação saudável apresentando o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, seguida de uma aula ensinando na prática a fazer uma torta de batata doce com frango, que ao final foi compartilhada e degustada pelas participantes.

Sara Travassos, gerente da UBS Bruno Kaique, explica que o grupo Normaliza foi iniciado há três meses e conta com visitas de residentes do Hospital Universitário para aferição de pressão e medição de glicemia, além de acompanhamento com uma profissional de educação física, todas as terças e quintas-feiras, às 7h30 da manhã.

“Já tem um grupinho formado, já tem pessoas fixas que vem aqui e tem sido muito bom, porque tem pessoas que além de cuidar da saúde física também tem resultado na saúde mental. Muita gente que ficava só em casa sentada no sofá, hoje em dia já tem um grupo com uma pessoas que realmente acompanham elas, uma pergunta da outra, então isso aqui é ótimo e tem funcionado muito bem”, afirma a gerente.

Sara Travassos, gerente da UBS Bruno Kaique

A coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, Winne Correia, conta que a Coordenação de Doenças Crônicas da SMS fez o convite para que o Cresan trouxesse uma atividade educativa sobre alimentação saudável.

“Viemos aqui conversar um pouco com a população sobre a importância de ter os hábitos alimentares saudáveis, pensando no aproveitamento integral dos alimentos e em técnicas de preparo que levem menos gorduras, menos açúcares, e que sejam mais benéficas para saúde. Então, trouxemos hoje o Guia Alimentar para População Brasileira, trabalhamos os 10 Passos para uma Alimentação Saudável e trouxemos duas receitas para poder preparar com o grupo, para que elas possam ver a forma de preparo e a importância de também ter criatividade e pensar nos alimentos in natura de maneira mais saudável”, detalha Winne.

Winne Correia, coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão

Maria do Carmo Moura, participante do grupo Normaliza, conferiu seus índices de pressão arterial e glicemia, e considera muito importante manter os cuidados com a saúde em dia: “É bom a gente saber se está tudo bem. Se a pressão estiver alta, tem que procurar o médico. Eu comecei no grupo há pouco tempo, mas quando comecei eu não parei, porque eu gostei, que eu vi a importância. Tem muita coisa que eu não sabia, acabei aprendendo, e comecei a me sentir bem”.

Maria do Carmo Moura, participante do grupo Normaliza

A nutricionista Bárbara Chagas guiou a oficina culinária e destaca que o intuito da atividade foi orientar melhor as preparações para a população diabética e hipertensa. “Com algumas preparações que elas podem fazer para o dia a dia, elas conseguem reduzir um pouco a glicemia, ter uma refeição saborosa e desmistificar essa coisa que o diabético tem que comer sem açúcar, sempre sem sabor. Fizemos uma oficina culinária, elas provaram de uma torta mais saudável, um suco mais saudável, sem açúcar e elas puderam perceber que realmente dá pra consumir gostoso e saudável”, ressalta.

Bárbara Chagas, nutricionista

Lêda Lúcia Ferreira, integrante assídua do grupo Normaliza, teve um momento de reconexão com a cozinha, aproveitando para aprender a receita enquanto cuida mais de si. “Estou fazendo parte do grupo e eu estou amando. Para mim, é uma novidade, está sendo maravilhoso  para minha autoestima. Estou mais animada. Fiquei mais feliz por estar participando, estar com minhas coleguinhas. Estou me sentindo super maravilhosa com essa aula de culinária aqui hoje”, anima-se Lêda.

Lêda Lúcia Ferreira, integrante do grupo Normaliza

Fotos: Clara Dias