Setembro Amarelo: UBS Masoud Jalali realiza ação de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio

05/09/2023 - 18:39 Atualizado há 14 horas



Na manhã desta terça-feira (05), a UBS Masoud Jalali promoveu uma ação de de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento contou com a fala de profissionais que cuidam da saúde mental da população, além da presença de usuários da unidade e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água.

 

O mês do Setembro Amarelo (01 a 30 de setembro) é dedicado à prevenção do suicídio, por conta da data referente ao tema, comemorada em 10 de setembro. Trata-se de uma campanha nacional iniciada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o intuito de informar sobre as causas do suicídio e debater os cuidados com saúde mental como forma de prevenção.

 

 

Rosângela Félix, assistente social do CAPS João Bebe Água, foi uma das palestrantes do evento, dedicando sua fala à reflexão sobre a importância da saúde mental e como ela pode ser uma questão que vai além da saúde, mas que inclui fatores sociais.

 

"Existem outras questões do sujeito que o leva a cometer suicídio. Então, a gente prevê isso e traz a proposta de prevenção, buscando apresentar àqueles usuários as questões positivas da vida. Existe a discussão sobre a prevenção do suicídio, mas temos que mostrar a esse sujeito a vida para além das questões negativas. Mostrar que a nossa vida é muito mais que isso. Além dos problemas, temos coisas boas acontecendo. E tudo isso vai depender muito das escolhas que fazemos”, reforça Rosângela.

 

Rosângela Félix, assistente social do CAPS João Bebe Água

 

O evento foi organizado por toda a equipe da unidade, que teve o cuidado de abordar materiais e dinâmicas afetivas, incluindo um painel com mensagens escritas pelos trabalhadores da UBS, lanche com pães, bolos e bebidas e música ao vivo. A gerente da UBS Masoud Jalali, Jolene Feitoza, explica que a unidade costuma fazer ações temáticas, a exemplo da ação em alusão ao mês do aleitamento materno, em agosto, e dessa vez se dedicaram ao tema do Setembro Amarelo.

 

Quadro feito pelos profissionais da UBS Masoud Jalali com frases motivadoras e acolhedoras

 

Jolene também destaca a maneira como os pacientes são atendidos na unidade: “Tentamos fazer o acolhimento desses usuários que sofrem de transtorno mental ou que apresentam algum transtorno por conta de vários fatores. Depois do acolhimento, pedimos para o enfermeiro da unidade fazer uma avaliação e, diante da assistência e dependendo da necessidade, encaminhamos para um local especializado. Agora também fazemos teleconsultas. Estamos aproveitando que os médicos já foram capacitados e os enfermeiros também”.

 

Jolene Feitoza, gerente da UBS Masoud Jalali

 

O psicólogo Douglas Cardoso foi outro  palestrante na ocasião e chamou a atenção para o fortalecimento contínuo da saúde mental, uma vez que a ideação suicida é uma consequência de um processo crescente de sofrimento psíquico. Por isso, a prevenção deve vir antes do quadro chegar a consequências mais graves.

 

“É essencial procurar ajuda, verbalizar. Se não for a um psicólogo ou psiquiatra, então a alguém que confia. Para pedir uma direção, até mesmo em coisas básicas. São muitas obrigações, responsabilidades, e não se pode esquecer das suas necessidades.  Não é para esquecermos das obrigações, das coisas da vida, do outro, não é isso. Mas não podemos viver em função do outro e esquecer de nós mesmos. Porque senão vamos adoecendo”, afirma Douglas.

 

Douglas Cardoso, psicólogo no CAPS João Bebe Água

 

A paciente Jaqueline dos Santos, usuária do CAPS João Bebe Água, foi público da ação e destaca a importância de ter sido acolhida quando precisou: “Tem pessoas que não aceitam o CAPS nem educação sobre suicídio, porque têm preconceito, mas eu sou grata ao CAPS. Quando eu mais precisei, foi lá que me acolheram e recomendo a todo mundo”.

 

Jaqueline dos Santos, usuária do CAPS João Bebe Água

 

Fotos: Dani Santos