“Sergipe, Aqui Tem SUS”: São Cristóvão apresenta dois trabalhos exitosos e é selecionado para representar o estado na etapa nacional da mostra

06/05/2023 - 03:53 Atualizado há 3 dias



Na manhã desta sexta-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão se destacou na apresentação de dois trabalhos na 4ª Mostra Sergipe aqui tem SUS, organizada pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems), no hotel Delmar, em Aracaju. Na ocasião, foi mostrado o êxito do município em trabalhos pioneiros, o que o levou ao pódio da mostra e a representar Sergipe na etapa nacional. 

 

O trabalho selecionado, intitulado “Painel eletrônico para monitoramento e avaliação da rede de Atenção à Saúde da Cidade Mãe de Sergipe”, apresentado pelo diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do município, José Marcos Santos, ganhou o terceiro lugar entre os municípios sergipanos e será apresentado na 18ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que acontecerá em julho, em Goiânia, durante o XXXVII Congresso Conasems.

 

 

O segundo trabalho, apresentado pela diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Emilly Nardelli, com o título "A gestão do trabalho e da educação na saúde em âmbito municipal: Esperançando um SUS melhor”, também se destacou entre os dez primeiros colocados na mostra e foi unanimemente elogiado pela banca examinadora por seu papel engrandecedor para os trabalhadores da saúde de São Cristóvão.

 

 

Para Fernanda Santana, secretária de saúde de São Cristóvão, iniciativas como essa são importantíssimas porque através delas é possível fazer uma seleção de diversos trabalhos, estimulando o trabalhador da saúde do município a construir e escrever sobre sua prática. “Trouxemos dois trabalhos que representam apenas a grandeza de todo o trabalho feito durante nosso tempo na Secretaria de Saúde, feito pelos trabalhadores sobre as experiências de saúde que eles vivem e executam, sobre seu cotidiano”, afirma.

 

Fernanda Santana, secretária de saúde de São Cristóvão

 

Edilene Gonçalves, apoiadora do Cosems-SE na regional de Aracaju, a qual engloba o município de São Cristóvão, aponta que a mostra “Sergipe, Aqui Tem SUS” é feita para mostrar o que é realizado em cada município, executado com maestria e honra aos munícipes, desenvolvendo em trabalhos para mostrar aos demais o que é vivido internamente e teve sucesso. “Hoje estiveram aqui 31 trabalhos inscritos, foram 27 municípios que se inscreveram. Para nós do Cosems-SE é um sucesso ver grandes trabalhos, grandes experiências, que os municípios executam e que estão sendo trazidas para nós nesse grande dia”, comemora. 

 

Edilene Gonçalves, apoiadora do Cosems-SE

 

 

Monitoramento e tecnologia

 

O trabalho “Painel eletrônico para monitoramento e avaliação da rede de Atenção à Saúde da Cidade Mãe de Sergipe” é de autoria e apresentação diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do município, José Marcos Santos, em co-autoria com Mayra Oliveira, Emilly Nardelli, Fernanda Santana e Marcos Santana. Seu objetivo foi mostrar o que é e como funciona esse painel eletrônico de monitoramento, uma novidade desenvolvida por São Cristóvão que tem facilitado o acompanhamento e a vigilância do sistema de saúde do município.

 

De acordo com José Marcos, toda a rede de atenção à saúde de São Cristóvão é avaliada a partir desse painel eletrônico. “É um procedimento inovador e já nos permitiu alcançar resultados satisfatórios. Nós temos resultados positivos no programa do Ministério da Saúde chamado Previne Brasil e também no Programa de Qualificação de Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), e alcançamos o primeiro lugar no estado de Sergipe, dentre os 75 municípios, no último resultado”, destaca.

 

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão

 

O uso do painel eletrônico possibilitou um melhor acompanhamento dos resultados municipais em vigilância e atenção à saúde e nas tomadas de decisão, com avanços consideráveis nos indicadores de saúde e na priorização de demandas, como nos exemplos citados pelo diretor. Esse êxito é fruto de um trabalho elaborado e mantido por várias mãos.

 

A Divisão de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) do município possui um Centro de Informações Estratégicas Municipais em Vigilância e Atenção em Saúde (CIEMVAS), que é composto por uma equipe de cinco técnicos e realiza o monitoramento dos sistemas de informação em saúde, além do acompanhamento da Sala de Situação mensal. Esse monitoramento ocorre em uma Planilha On-line do Google Drive, tendo uma aba específica para cada área técnica, com integração ao Painel Eletrônico da Rede de Atenção à Saúde (RAS) através do software Power BI, que gera quadros informativos dinâmicos com dados da saúde do município. 

 

Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de acessar esses dados por geolocalização e por área de atuação na saúde. O painel possui 21 módulos, que passam por Atenção Primária, Psicossocial e Especializada à Saúde, Imunização, Covid-19, orçamento, educação, Urgência e Emergência, entre outros. É possível utilizar filtros para buscar informações específicas e observar gráficos. 

 


Gestão de trabalho e educação permanente

 

Em seguida, Emilly Nardelli, à frente da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGETS) defendeu o trabalho “A gestão do trabalho e da educação na saúde em âmbito municipal: Esperançando um SUS melhor”, co-escrito por Fernanda Santana, Ronielcio Ramos, Duanne Carvalho, Ana Paula Prata, Amanda Gomes, Suzan Oliveira, Marcio Coutinho e Acácia Lírio. O trabalho mostrou a criação e execução da DGETS e seu impacto positivo na organização e valorização dos profissionais de saúde do município.

 

São Cristóvão é a única cidade de Sergipe a ter um serviço como o da DGETS, tornando o município um pioneiro na gestão de trabalho e educação. Emilly Nardelli destaca a importância de frisar essa experiência porque ela funciona nos moldes do Ministério da Saúde e é pioneira no estado. “A DIGETS visa compreender o trabalhador em toda a sua integralidade, sua progressão de carreira e na sua formação profissional. A diretoria tem educação permanente e a gestão do trabalho em sua composição”, explica. 

 

Emilly Nardelli, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão

 

A DGETS é dividida em duas coordenações. A Coordenação de Educação Permanente em Saúde propõe-se a elaborar uma Política e um Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, assim como implantar o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Já a Coordenação de Gestão de Trabalho tem como objetivo prover e dimensionar a força de trabalho; implantar a condução da mesa de negociação permanente do SUS; executar o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos trabalhadores; e controlar o ponto, a folha de pagamento, férias, licença e processos administrativos dos profissionais.


Estratégias de aprimoramento, no entanto, continuam a ser buscadas pela diretoria, que sua institucionalização no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, o que resguarda a manutenção da diretoria independentemente de qual gestão a componha. Ainda, procura estruturar seu processo organizacional baseado em consultoria especializada junto aos seus trabalhadores. Pretende, ainda, elaborar uma agenda estratégica com diretrizes para orientar o seu trabalho a partir do planejamento integrado entre coordenações.

 

 

Fotos: Clara Dias