Senhor dos Passos: Casa das Culturas Populares recebe exposição fotográfica em homenagem a romaria

01/03/2023 - 17:25 Atualizado há 3 dias



 

Começou nesta quarta-feira (01), a exposição “Senhor dos Passos em Todos os Passos”. A mostra conta com imagens registradas pelo fotógrafo Márcio Garcez durante os anos em que o profissional acompanhou a romaria, que reúne milhares de fiéis de todo o Brasil.  A exposição ocorre na Casa das Culturas Populares, localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão,  e segue até o dia 03 de abril. 

 

Para a diretora da Casa  das Culturas Populares, Maria Glória, a festa é uma patrimônio da comunidade  e uma demonstração da identidade do povo sancristovense, permeada pela religiosidade. A diretora ressalta também a importância da manifestação religiosa para o comércio e turismo na cidade. 

 

“É um trabalho que fazemos todos os anos para devolver para a sociedade um dos maiores bens culturais que existem na cidade que é a festa de Passos. A exposição foi construída por três pessoas. É uma  mistura da arte com a fé que faz com que,  nesse instante devocional, a gente se envolva de tal forma que acaba sendo contagiado pela fé. Nós fazemos  a exposição para que as pessoas que vierem ver a mostra possam se identificar com as fotos”.  

 

Maria Glória, diretora da Casa de Culturas Populares

 

 

Horário de funcionamento

 

 A Casa de Culturas Populares fica localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão e, durante os dias de festa de Senhor dos Passos, vai ter os seguintes horários de funcionamento: Sexta-feira (03), das 08h às 16h. Sábado (04), das 10h às 14h. No domingo a casa não vai funcionar. 

 

A partir de segunda (02) o espaço volta ao horário normal de funcionamento, de  terças a sábados, das 8h  às 16h.  Domingos e feriados das 09h  às 13h. 

 

 

 

Reencontro de fé

 

A Romaria do Senhor dos Passos vai voltar a receber  fiéis de todo o Brasil entre os dias 03 e 05 de março. Nos últimos dois anos o evento não contou com a presença de público, por conta da pandemia da Covid-19. O evento, realizado pela Arquidiocese de Aracaju, é uma tradição há mais de 200 anos, sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa, e costuma reunir mais de 70 mil fiéis. Em 2015, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe. Este ano a manifestação religiosa tem como  tema “Caminharemos na Estrada de Jesus”. A Prefeitura de São Cristóvão oferece suporte logístico e estrutural para a viabilização da romaria,  com a mobilização de diversas secretarias que compõem a gestão municipal. 

 

Fotos:  Heitor Xavier.