SEMAS reúne comerciantes do Parque Natural Bica dos Pintos para falar sobre diversidade e respeito

11/05/2023 - 17:32 Atualizado há 16 horas

Nesta quinta-feira (11), a coordenadora de políticas públicas para a população LGBTQIA+, Sandra Sena, reuniu-se com comerciantes do Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, local conhecido como Bica dos Pintos, para dialogar sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+. A iniciativa faz alusão ao 17 de Maio, que é o Dia Internacional da Luta contra a homofobia e faz parte do Programa Você Sabia, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

De acordo com a coordenadora, “o objetivo da reunião foi o de conscientizar os comerciantes sobre a importância da inclusão e da diversidade, neste ambiente que recebe diariamente uma rotatividade de moradores e turistas, além de dar dicas e orientações para lidar com o público LGBTQIA+. Por isso abordamos temas como respeito, diversidade e o papel dos comerciantes na promoção da igualdade”, explicou.

Sandra Sena, coordenadora de políticas públicas para a população LGBTQIA+ da SEMAS

Outro tema destacado durante a reunião foi a utilização de banheiros por pessoas trans e a capacitação dos funcionários para compreender a importância de atender todos os cidadãos de forma adequada. “Estamos na semana da luta contra a lgbtfobia e o trabalho de conscientização começa quando alertamos a população para ações simples, como o entendimento de que uma mulher trans tem o direito de utilizar o banheiro feminino ou um homem trans, o masculino, por exemplo. Precisamos trazer essas discussões e assim auxiliar na diminuição do índice de criminalidade”, pontuou a coordenadora.

Para Daniel Alves, coordenador da fiscalização da Bica, esta reunião “foi uma oportunidade única de conscientização e troca de experiências. Esperamos que essas ações sejam cada vez mais frequentes, não só para sensibilizar aqueles que atuam no atendimento ao público, mas à toda comunidade, inclusive aos turistas que frequentam o local. Por isso é um tema urgente e que precisa ser debatido e difundido”, afirmou.

Daniel Alves, coordenador da fiscalização da Bica

Deni Batista, comerciante, avalia que, “trazer essa abordagem para os meus colegas comerciantes é de extrema importância porque nos alerta sobre o respeito aos direitos de ir e vir de todos os cidadãos, independente de orientação sexual. Seja na maneira de atender ou de conduzir a população dentro do espaço. Que mais temáticas sejam trazidas com esse viés do respeito ao próximo, pois assim todo mundo sairá ganhando, afinal, esse pensamento discriminatório não deve ser admissível nos dias de hoje”, desabafou.

Deni Batista, comerciante

Edmilson Brito, secretário municipal de Defesa Social (SEMDES), esteve presente na reunião e agradeceu à equipe da SEMAS pelo convite, pois segundo ele, “é através deste contato que conseguimos estreitar o elo com a população, para sabermos como devemos orientar a guarda municipal que está sendo montada a partir do resultado do último concurso realizado. Nosso propósito é o de atuar na defesa do patrimônio e do cidadão, sobretudo das pessoas mais vulneráveis, como o público LGBTQIA+”, ressaltou.

Edmilson Brito, secretário da SEMDES