Semana da Agricultura é encerrada com feira e exposições na Praça da Matriz

28/07/2023 - 18:31 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta sexta-feira (28) aconteceu o encerramento da Semana da Agricultura com uma feira da agricultura familiar local e uma exposição com parceiros agrícolas da região. O evento é realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) via Diretoria de Agricultura e objetiva a valorização do trabalho desenvolvido pelos produtores rurais, além de mostrar programas que beneficiem esse público. 

 

A Semana da Agricultura se tornou um evento tradicional em São Cristóvão que vem crescendo a cada ano sendo esta a sua terceira edição. O propósito do evento vai além de uma simples feira de produtos, é um espaço de valorização e visibilidade para os trabalhos desenvolvidos por agricultores e comerciantes artesanais do município. 

 

 

A feira e exposições foram realizadas na Praça da Matriz 

 

 

Segundo Anderson Cardoso, diretor de Agricultura da cidade, os três dias de evento colecionaram momentos de confraternização entre os agricultores e os usuários que recebem os produtos por meio do PMAAF, além de apresentar resultados positivos no decorrer dos meses e anos de trabalho; aconteceram momentos interativos e de conhecimentos com foco na suinocultura e o encerramento com a feira e exposições. 

 

 

Anderson Cardoso, diretor de Agricultura 

 

 

“É uma satisfação muito grande finalizar mais uma edição com tantas atividades, porque isso fortalece a nossa Agricultura Familiar, fortalece a atuação da Semdet, assim como traz mais visibilidade para a gestão municipal que tem sido muito sensível para a agricultura daqui, no crescimento e desenvolvimento local a partir da nossa agricultura familiar”, declara Anderson.

 

A feira e a exposição estavam expostas na Praça da Matriz, localizada no Centro Histórico da Cidade Mãe. O espaço comercial promoveu diversidade da produção agrícola da região, desde bananas, macaxeiras, amendoins e doces caseiros para visitantes e consumidores que passavam pelo local. Para José Roberto Santos, de 54 anos, agricultor sancristovense é mais um momento imperdível para o seu crescimento econômico e visibilidade. “Estou todo sábado na feira do Eduardo Gomes e vim hoje para a daqui, sempre que tem uma oportunidade de comercialização eu vou. A gente sempre luta para acontecer feiras assim, pois é mais uma para a nossa cultura, para mostrar nosso produtos da agricultura local”. 

 

 

José Roberto Santos, agricultor 

 

 

A presença dos produtos artesanais também enriqueceu o evento, destacando as habilidades dos produtores em criar obras de artes, como é o caso da comerciante Joselita de Oliveira, de 57 anos. “Eu nasci na feira e continuei assim, porque eu gosto do comércio, tenho a minha arte que venho mostrar a todos e é fazer isso que me deixa feliz”. 

 

 

Joselita de Oliveira, comerciante 

 

 

Além de ser um espaço de comércio, a feira possui um impacto econômico significativo para a comunidade local. A geração de renda para os agricultores é essencial para o desenvolvimento do setor, o fortalecimento das atividades agrícolas e a manutenção das famílias no campo. Esse é um ponto de vista também compartilhado por Patrícia Silva, professor de servidora pública de 46 anos que estava fazendo suas compras na feira. “Feiras como essa são importantes não só para os agricultores como para a gente consumidor também, pois são produtos de qualidade, sem defensivos, pensando no quesito saúde”.

 

 

Patrícia Silva, professora 

 

 

Expositores 

 

A ocasião foi uma oportunidade de parceiros mostrarem seus trabalhos e produções para o público. Estavam  presentes a Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Sergipe (Asmase), a Universidade Federal de Sergipe - Campus Rural, com seus exemplos de plantas para consumo animal, nutritivas e que podem conferir desempenho e aumento de produção em rebanho, além de apresentação de produção de galinhas Garnizé, ou popularmente conhecida como galinha Querresh. 




 

Fotos: Érica Xavier