Segundo dia do Festival do Camarão é marcado por valorização dos sabores locais e grande número de turistas

15/08/2023 - 00:10 Atualizado há 1 dia



Neste sábado (12) ocorreu o segundo dia do Festival do Camarão, na Praça São Francisco. O evento reuniu um grande público, entre sancristovenses e turistas, que puderam desfrutar dos sabores dos pratos, de uma Aula Show com uma chef de cozinha e atrações artísticas que movimentaram a noite no Centro Histórico da Cidade Mãe. 

 

O festival foi uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água. Segundo estimativa, cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes em cada um dos dias do evento, considerado um sucesso pelo prefeito Marcos Santana:

 

“O Festival foi algo extraordinário, além da nossa expectativa, de quem está expondo e de toda a organização. Esse foi um momento de fazer, aprender e, no próximo,  evoluir, para transformar esse evento em parte do roteiro turístico da nossa cidade e ainda fomentar a produção do camarão”, destacou. 



Marcos Santana, prefeito

 

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira ressaltou a importância econômica do festival, realizado no município que tem a terceira maior produção de camarão de Sergipe:

 

“O que nos motivou a fazer o festival é que São Cristóvão é o 3º maior produtor de camarão, e esse festival é muito mais que um evento gastronômico, ele mexe com toda a cadeia produtiva do camarão, incluindo carcinicultores e restaurantes”, pontuou.  



Josenito Oliveira, secretário de desenvolvimento e trabalho

 

 

Foram disponibilizados  oito quiosques, para o mesmo número de restaurantes credenciados. Cada estande contou com  três metros quadrados. Além disso, a estrutura do Festival teve um palco para as Aulas  Shows e para  as apresentações culturais. 

 

Uma equipe foi responsável pela curadoria  dos restaurantes e teve também uma uma consultoria com todos eles  sobre atendimento,  porções e receitas,  para que tudo fosse o mais harmônico possível. 




Troféu para os melhores pratos 



Para valorizar as delícias à base do camarão,  foi realizada uma premiação que destacou os três melhores pratos, escolhidos por um corpo de jurados liderados pela chef sergipana  Lelly Leite, que também realizou uma Aula Show de Culinária para os presentes. 



“O festival tá maravilhoso, pessoal trabalhando com muita criatividade, sabor e textura. E esse tipo de festival é essencial para a disseminação da cultura sergipana, estou muito feliz de ter feito parte disso, ter sido jurada. Vai ficar marcado na minha trajetória profissional”, pontou a chef. 



 

Lelly Leite, chef 

 

 

O terceiro prato melhor avaliado foi a Pizza de Camarão do restaurante Ivorá. O dono do estabelecimento, Élder Correia, celebrou o resultado e as vendas obtidas durante o evento. “Nós já serviamos a pizza e estamos muito felizes com o reconhecimento pelo sabor e pelo sucesso do evento. Nos dois dias nós vendemos muito no festival e, no nosso restaurante, o salão esteve cheio. Agradeço a Prefeitura pelo trabalho importante para beneficiar os comerciantes que produzem alimentos”, comemorou. 

 

Hélder Correia (esquerda)

 

 

Pizza de Camarão

 

 

O segundo lugar foi o Empanado de Camarão  do restaurante Rainha, liderado por Maria Valdereis Santana.  “Eu já tenho um restaurante e faço esse prato todos os dias. Eu sinto muito orgulho porque faço com orgulho, amor e dedicação. As vendas foram ótimas, só não foi melhor porque como foi a primeira vez, trouxemos um volume menor, e tudo foi vendido rapidamente. Foi um sucesso e valeu a experiência”, relatou. 

 

Maria Valdereis Santana 

 

 Empanado de Camarão

 

 

 

Já o grande vencedor foi o Chili de Camarão, feito pelas Filhas do Mangue, um prato típico da culinária mexicana, que foi adaptado com elementos da culinária local, como explica, emocionada, Givânia Santos: 

 

“É um chili mexicano e através de uma consultoria oferecida pela prefeitura a gente adaptou para colocar o camarão, com base no feijão de corda verde. O diferencial foi que a gente trabalha com tudo fresquinho, faz com muito amor, e a sensação é maravilhosa. Somos um grupo de seis mulheres que trabalham no mangue. Sair do mangue e ganhar esse prêmio com a nossa comida é muito maravilhoso, sei nem como explicar”, concluiu. 




Gilvânia Santos, esquerda

 

 

 

 

Chili de Camarão

 

 

 

 

Turistas atraídos pelo sabor dos melhores camarões do estado 





Todos esses sabores atraíram turistas diversos, como a gaúcha Salete Mertz que levou à família para curtir o festival: 



“Nos somos gaúchos e moramos em Aracaju. Ficamos sabendo do festival através de uma reportagem na televisão. Me parece muito bem organizadinho, muito bacana”, contou. 




Salete Mertz, esquerda 

 

 

O casal Arlindo dos Anjos  e Nádia Félix, que trabalham com turismo fizeram questão de conhecer o evento é prometem que vai ser mais uma atração sugerida para os clientes: 

 

“Nós trabalhamos com turismo e procuramos estudar, buscar conhecer  todos os eventos que sejam relacionados à questão cultural. Eu encontrei na página do Instagram do município de São Cristóvão,  e decidi conhecer. Experimentei o caldinho de camarão e achei super suave e saboroso”, destacou Nádia. 



 

 

 

Oportunidade para arrecadação de alimentos 

 

Durante o evento o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma arrecadação de alimentos para o banco alimentar, que vai beneficiar as cerca de 1200 famílias cadastradas no Centro. Cerca de 160 kgs de mantimentos foram arrecadados, como destaca Winnie Correia, coordenadora do centro. 

 

“Para além dos programas que a gente tem de compra de alimentos, o banco de alimentos também tem essa característica, de receber doações de terceiros, pessoas físicas, empresas, indústrias, são aqueles alimentos que estão aptos para consumação humana. Hoje, as pessoas que se  inscreveram na aula show estão contribuindo com dois quilos de alimento, então a estimativa é de 160 kgs,  porque a gente teve quarenta inscritos em cada dia”,explicou Winnie. 



Winnie Correia, coordenadora do Cresan

 

 

Entre as autoridades presentes esteve o deputado federal João Daniel que celebrou a realização do festival para o desenvolvimento econômico e cultural do município 



“Nós ficamos muito felizes de acompanhar e apoiar a gestão do Marcos Santana, que veio resgatar a história e cultura de São Cristóvão com esta novidade do primeiro festival do camarão, que  traz a força dos produtores, a cultura do camarão aqui em São Cristóvão. Nós  vamos registrar inclusive na Câmara Federal, para que o Brasil saiba que São Cristóvão, essa quarta cidade histórica, que foi a nossa capital, tem hoje uma gestão que mostra toda a sua capacidade de enxergar e ver os valores de um povo trabalhador”, afirmou o deputado. 




João Daniel, deputado federal

 

 

Parceiros

 

Para realização do Festival, a Prefeitura contou com a participação de importantes parceiros que se somaram à iniciativa. O evento teve apoio do Senac, UFS, RR Conect, Água São Cristóvão, e patrocínio do SEBRAE, Banco do Nordeste e Governo Federal.

 

Atrações culturais 

 

Além de gastronomia de ótima qualidade, os presentes no evento puderam desfrutar de boa música ao som de Mirele Rodrigues e Brasões do Forró. 

 

 

Mirele Rodrigues



 

 Fotos: Dani Santos e Jhonny Oliveira.