Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social se unem para discutir ações no ano letivo escolar de São Cristóvão em 2024

31/01/2024 - 22:47 Atualizado há 58 minutos

Nesta quarta-feira (31), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SEMED) e Assistência Social (SEMAS) de São Cristóvão se reuniram com gestores da educação do município e gerentes das unidades básicas de saúde para discutir ações educativas e sociais para o ano letivo escolar de 2024. O encontro aconteceu no Paço Municipal e fez parte da Semana Pedagógica da SEMED, promovida entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro.

Segundo a secretária de Educação de São Cristóvão, Deise Maria Barroso, a Semana Pedagógica da SEMED é realizada com o intuito de planejar e preparar profissionais e estudantes para o ano letivo que começará no dia 05 de fevereiro, próxima segunda.

“Nos reunimos com todos os gestores escolares - diretores e coordenadores das unidades de ensino - para um momento intersetorial, com a Secretaria de Assistência Social e a equipe da Secretaria de Saúde. Dentro das escolas, encontramos diversas questões sociais e problemas relacionados à saúde que precisam ser cuidados. Então, formamos esse grande grupo para que possamos conversar e passar as informações para os gestores escolares, para que tenhamos um ano com mais habilidades para lidar com essas questões”, explica a secretária.

Deise Maria Barroso, secretária de Educação de São Cristóvão

Visando estruturar e conversar sobre o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - Programa Saúde na Escola (GTIM-PSE), foram convidadas as gerentes das Unidades Básicas de Saúde e os gestores das escolas municipais para dialogar sobre o PSE. A partir desse diálogo, o intuito é qualificar, acompanhar e monitorar o planejamento e a execução do PSE, unindo o planejamento de 2024 aos resultados de 2023, que não foram apenas quantitativos, mas qualitativos, com exemplos positivos de estudantes que melhoraram a qualidade de vida.

Jaqueline Reis, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente, conta que o grupo está desenvolvendo diretrizes de operacionalização do programa PSE, não só como ações pontuais, mas como um trabalho contínuo e multidisciplinar.

“Esse momento aqui é para podermos acolher de uma forma melhor esses escolares, tendo um olhar integral para ele. O GTIM-PSE, por exemplo, integra cinco secretarias e uma fundação, a Secretaria da Educação junto com a Secretaria da Saúde, do Meio Ambiente, da Assistência Social, de Esporte e Lazer e também a Fundação da Cultura. Todos em conjunto para fortalecer as ações de cuidado integral a esses estudantes”, afirma a coordenadora.

Jaqueline Reis, coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente

O PSE é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação aplicado pela gestão municipal e constitui uma estratégia para integrar e articular políticas e ações de educação e saúde, com participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública. Seu principal objetivo é promover a prevenção e atenção à saúde, enfrentando vulnerabilidades que atingem o desenvolvimento das crianças e jovens do ensino público.

Lucianne Rocha Lima, secretária de Assistência Social

Fernanda Menezes, gerente da UBS Raimundo Aragão, participou da reunião como uma das forças de ligação entre educação e saúde e ressalta que, através do PSE, é possível avaliar as condições de saúde e agravo das comunidades em seu território.

“O PSE contribui entre a escola e a saúde no meio de formação integral para a promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde entre as crianças e adolescentes daquela escola. Dessa forma, é possível se aproximar e compreender quais são as forças e os gargalos enfrentados naquele espaço, agindo de maneira eficiente para combatê-los e com um olhar mais atento para a comunidade”, pontua a gerente.

Fernanda Menezes, gerente da UBS Raimundo Aragão