Secretaria Municipal de Saúde leva vacinação para o IFS Campus São Cristóvão

15/05/2023 - 17:57 Atualizado há 3 horas

Na manhã desta segunda-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promoveu uma ação de imunização para alunos, professores e servidores do Instituto Federal de Sergipe, no campus local. A iniciativa faz parte da campanha de vacinação contra Influenza, que esta semana abrangeu seu público para todas as pessoas acima de seis meses de idade, mas incluiu os imunizantes contra Covid-19 e outras doenças infecciosas.

Vacinadoras preparando as doses de imunizantes.

O objetivo da ação foi facilitar o acesso à vacinação para profissionais da educação e, principalmente, para os estudantes do IFS, que fazem parte do regime integral e de internato, passando o dia na escola, o que os faz ter restrições aos horários de funcionamento das unidades de saúde e à locomoção até os locais de aplicação das vacinas. Segundo Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização no município, essa foi uma preocupação tanto do Instituto Federal quanto da Secretaria de Saúde.

“Trouxemos a vacina da Influenza, pois o Ministério da Saúde autorizou a vacinação para todo público acima de seis meses a partir deste final de semana. Então, aproveitamos para vacinar o público mais jovem contra Influenza. Também trouxemos as vacinas da Covid: a bivalente para os que já podem tomar e a monovalente para os que não podem ainda. E, ainda, trouxemos as vacinas de rotina, como as contra hepatite B, febre amarela, tétano, HPV, CWY, e a tríplice viral. Durante a ação, avaliamos os cartões de cada um e ofertamos as vacinas pudessem receber naquele dia”, explica Therezinha.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização em São Cristóvão

Marco Arlindo Nery, diretor-geral do IFS Campus São Cristóvão, conta que a demanda da imunização partiu tanto dos responsáveis pelo posto de saúde que atende à região quanto por um grupo de estudantes da área da saúde, juntamente com a coordenação de imunização do município. Com isso, é a primeira vez que a instituição recebe uma ação de vacinação em larga escala, indo além de campanhas periódicas.

“Essa iniciativa é muito importante para nós, porque somos uma instituição no meio rural. Às vezes, temos problemas de alunos que têm contato com materiais cortantes, por exemplo, então vamos ter vacinação para tétano. Também teremos vacinação contra HPV, para os alunos que são adolescentes é importantíssimo. Bem como vacinações para Influenza e para Covid. Estamos muito satisfeitos”, afirma o diretor.

Marco Arlindo Nery, diretor-geral do IFS Campus São Cristóvão

Aluna do IFS há quatro anos, Juliane Campos é estudante do curso superior em Alimentos e recebeu as vacinas contra gripe, Covid-19 e febre amarela. Para ela, estar entre um grande número de alunos de diferentes lugares e vivências acaba aumentando o risco de contaminação por doenças, o que torna essencial a prevenção por meio da imunização. “A vacinação, não só dentro do Instituto, mas em geral, é o principal meio de nos prevenir de outras doenças, ou, por exemplo, de outra pandemia. Então, vacinar-se é super importante diante disso”, defende.

Juliane Campos, estudante do IFS

O corpo docente também foi engajado em se vacinar. Assim como o professor Augusto César Viana, que atua no IFS há 31 anos, hoje na área de zootecnia e agricultura, e não perdeu a oportunidade de estar protegido. Por isso, sente-se grato: “A Prefeitura de São Cristóvão está de parabéns pela iniciativa dessa colaboração com o Instituto, já que temos uma quantidade enorme de alunos e difícil deslocamento. Nós sabemos quantas pessoas perdemos no Brasil, fruto da não-vacinação, ou do atraso da vacinação. E, graças a Deus, estamos conseguindo diminuir essa mortalidade, o que é uma conseqüência da vacinação”.

Augusto César Viana, professor nas áreas de Zootecnia e Agricultura no IFS

Fotos: Clara Dias