Secretária de Saúde se reúne com representantes do Hospital Senhor dos Passos para pactuar diretrizes de atendimento do programa Opera Sergipe em São Cristóvão

31/08/2023 - 00:42 Atualizado há 1 dia



Na manhã desta quarta-feira (30), a Secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, se reuniu com a diretoria do Hospital Senhor dos Passos, para discutir e pactuar fluxos de atendimento aos pacientes na fila de espera do Programa Opera Sergipe no município. A reunião aconteceu no Hospital e contou com a presença da Diretora Geral Ellen Prado e Graiany Melo.

 

O programa Opera Sergipe tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias eletivas para os usuários da saúde pública dos 75 municípios sergipanos, diminuindo o tempo de espera desses pacientes. A expectativa é que mais de 10 mil cirurgias sejam realizadas em todo o estado. Em São Cristóvão, já foram realizadas 34 cirurgias desde o lançamento do programa, em julho.

 

Os esforços para a redução das filas de procedimentos cirúrgicos eletivos foram instituídos nacionalmente por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 03 de fevereiro deste ano, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas Cirúrgicas Eletivas, que também tem a finalidade de reduzir a fila de exames e consultas.

 

A Secretária de Saúde, Fernanda Santana, explica que a reunião foi de grande importância para o município, porque, na ocasião, foi possível pactuar um fluxo de direcionamento dos pacientes de São Cristóvão para aquela unidade, visando a equidade e agilidade no atendimento desses pacientes.

 

“É preciso que haja uma orientação quanto a chegada desses pacientes até o hospital, e que no hospital o atendimento seja feito de modo a reduzir idas e vindas do usuário para fazer a marcação de sua cirurgia. O que pactuamos é que vamos utilizar uma ferramenta digital de organização, onde vamos disponibilizar a relação dos pacientes por procedimento, de onde o hospital vai ter o conhecimento de forma coordenada”, pontua Fernanda.

 

Além da garantia de direitos e celeridade do atendimento, a conversa possibilitou a identificação de que alguns procedimentos, como exames específicos, não estão no elenco do programa, mas são exames que podem ser ofertados gratuitamente pela rede de saúde do município. 

 

Por isso, também foi coordenado em reunião que o hospital fará encaminhamentos para que os pacientes com essa necessidade se dirijam até as Unidades Básicas de Saúde e façam seus agendamentos pelo sistema de regulação da Secretaria, o que evitará a necessidade de pagar por exames particulares e facilitará o acesso a exames para os usuários do Programa Opera Sergipe.

 

A Diretora Geral do Hospital, Ellen Prado, ressaltou que a discussão conduziu caminhos positivos para melhorar os atendimentos, uma vez que o Hospital Senhor dos Passos, enquanto prestador, realiza cirurgias, atendimentos e exames. 

 

“Esse caminho do paciente que vem da unidade de saúde, principalmente esses pacientes que já estão na fila de espera para cirurgias há um tempo, vem a ser melhorado entre a unidade de saúde, via Secretaria Municipal de Saúde, até o hospital, para que a gente consiga o quanto antes realizar esses procedimentos e captar os pacientes que ainda aguardam por atendimento com o cirurgião”, afirma a Diretora.

 

 

Confira os procedimentos contemplados pelo Programa “Opera Sergipe”:

 

  • Histerectomia total
  • Histerectomia com anexectomia
  • Colecistectomia
  • Postectomia
  • Histerectomia (por via vaginal)
  • Correção cirúrgica de hidrocele
  • Hernioplastia incisional
  • Hernioplastia umbilical
  • Hemorroidectomia
  • Laqueadura tubária
  • Colpoperineoplastia anterior e posterior
  • Hernioplastia epigástrica
  • Hernioplastia inguinal bilateral
  • Hernioplastia inguinal/crural (unilateral)
  • Hernioplastia recividante