Secretaria de Saúde realiza ação de imunização contra Influenza e COVID-19 na fábrica de água São Cristóvão

20/06/2023 - 20:23 Atualizado há 3 horas



A campanha de vacinação contra Influenza continua na Cidade Mãe e, desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação de imunização na fábrica Água Mineral São Cristóvão, nesta terça-feira (20). A convite da empresa, foram administradas a dose anual contra gripe e a dose bivalente contra COVID-19 nos colaboradores da fábrica. 

 

 

Além da aplicação das vacinas, o evento também contou com uma palestra educativa sobre a importância do combate às fake news e os mitos sobre os imunizantes. Ana Therezinha Marques, coordenadora de imunização do município, ministrou a discussão e, segundo ela,  a ação foi de extrema importância para facilitar o acesso à vacina a todos que precisam se vacinar e não têm tempo de ir até uma unidade de saúde.

 

“Se você pode procurar uma unidade de saúde, vá, pois estamos abertos e disponíveis para a população. E, se você tiver uma empresa ou um grupo e queira nos convidar, também estamos disponíveis para conversar sobre o assunto”, avisa Therezinha.

 

Ana Therezinha Marques, coordenadora de imunização de São Cristóvão

 

Elisângela Nascimento é técnica em segurança no trabalho da Água Mineral São Cristóvão e explica que o motivo do convite à Secretaria de Saúde partiu da observação do alto índice de rejeição à vacina pelos funcionários, por conta dos mitos e fake news disseminados entre eles. “Como trabalhamos numa produção onde há o constante contato entre os funcionários, se contrair uma gripe ou qualquer tipo de doença viral, um transmite para o outro e a doença se espalha na produção, na empresa e entre suas famílias”, aponta.

 

Elisângela Nascimento, técnica em segurança no trabalho da Água Mineral São Cristóvão

 

Para José Éverton, funcionário da empresa, tomar as vacinas  contra gripe e Covid-19 foi sinônimo de alegria e oportunidade de proteção: “É muito bom, porque na rotina do dia a dia a pessoa não tem tempo de ir à unidade de saúde. Se a unidade de saúde vem até a gente, facilita muito”.

 

José Éverton, funcionário da Água Mineral São Cristóvão

 

Outra funcionária que recebeu as duas imunizações foi Lorane Nunes. Ela acredita que a prevenção é o melhor que a comunidade pode fazer em coletivo para se proteger. “Se nos contaminarmos com o vírus, já estamos livres de ter reações piores, porque o verdadeiro motivo para tomar a vacina é saber que existe a possibilidade de se contaminar, mas que o quadro não vai ser tão grave por conta da prevenção da vacina”, afirma.

 

Lorane Nunes, funcionária da Água Mineral São Cristóvão

 

 

Campanha de vacinação contra Influenza

 

A campanha de vacinação contra a Influenza continua disponível para quaisquer pessoas com mais de seis meses de idade, mantendo a atenção para grupos prioritários. São estes crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, caminhoneiros, profissionais da Força de Segurança e Salvamento e dos transportes públicos.

 

A vacina bivalente contra Covid-19 é também já é ofertada no momento para pessoas maiores de seis meses, podendo ser administrada no mesmo dia que o imunizante contra Influenza. Para proteger a população, o município conta com 10 salas de vacinação e 20 pontos na cidade em que a população pode ser atendida. No momento, a campanha nacional contra Influenza está voltada para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal para a segurança da Cidade Mãe.

 

Dessa forma, a atualização anual da imunização contra a gripe pela população é essencial para manter baixos índices de agravamentos e óbitos, mantendo indivíduo e comunidade seguros.

 

 

Fotos: Clara Dias