Secretaria de Saúde promove passeio turístico no Centro Histórico para alunos do Incentivo à Atividade Física da zona rural

28/08/2023 - 17:47 Atualizado há 37 minutos



A atividade física é um importante pilar para a saúde física e mental, mas o lazer e a socialização são quesitos relevantes para o bem estar das comunidades. Levando isso em conta, na última sexta-feira (25), a equipe de Incentivo à Atividade Física (IAF) de São Cristóvão promoveu um passeio turístico no Centro Histórico da Cidade Mãe para as turmas de atividade física dos povoados Várzea Grande, Cabrita, Parque Santa Rita, Colônia Miranda, Rita Cacete, Coqueiro e Assentamento Emília Maria.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão tem feito um trabalho de implantação de atividade física gratuita em todas as áreas do município, com acompanhamento de educadores físicos, visando a melhoria da saúde e mobilidade da população. Atualmente, com aulas nas Academias da Saúde, grupos de apoio e o IAF, são cerca de 430 usuários assistidos semanalmente, e esse número está em constante crescimento.

 

 

Uma delas é Cida Cândido, moradora da Várzea, que esteve no passeio e é presença confirmada nas aulas de educação física. ”A professora é maravilhosa, a atividade é boa para saúde e para nosso bem estar no dia a dia. Isso nos deixa bem mais leves espiritual e fisicamente”, afirma.

 

Cida Cândido, moradora da Várzea

 

Além da turma de Cida, a educadora física Marília Alves  acompanha as turmas dos povoados Cabrita, Parque Santa Rita, e está iniciando o processo de introdução no povoado Cardoso. Marília explica que a ação foi pensada a partir da observação que a zona rural conta com menos espaços de lazer, como praças, ginásios, quadras, diferente da zona urbana. 

 

“Esse momento é para as pessoas da zona rural que fazem atividade física conosco entenderem que lazer é para todos. Eles têm direito a atividade física, saúde e lazer. E, para além disso, que eles entendam que São Cristóvão também é deles e precisam conhecer cada vez mais a cidade onde moram”, afirma Marília.

 

Marília Alves, educadora física

 

O passeio, que incluiu pontos turísticos como o Mirante do Cristo Redentor, foi iniciado na praça São Francisco com uma aula do educador físico William Araújo e reuniu não só as turmas, mas os passantes que estavam na praça, para alongamentos e movimentos com o próprio corpo.

 

 

William é responsável pelo acompanhamento físico dos povoados Rita Cacete, Colônia, Pedreira, Kaippe e do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN) e conta que o processo de reunir as turmas da zona rural é complexo inicialmente, pelas distâncias e pela falta de contato com esse tipo de atividade, mas a oportunidade tem criado turmas animadas e assíduas.

 

“O tour pela cidade é um momento que eles aproveitam para conhecer a própria cidade onde moram, a arquitetura, as igrejas, os museus, e está sendo uma maravilha para eles”, ressalta William.

 

William Araújo, educador físico

 

Vera Lúcia Alves, aluna de William, estava aproveitando o passeio e destacou a importância de participar das aulas de atividade física: “Para mim está sendo ótimo. Tem me dado mais força de vontade de começar o dia a dia e é muito bom. Eu acho muito gratificante a oportunidade de fazer exercício, porque sempre quisemos e muitas pessoas não tem condições de ir para uma academia. Então tendo esse projeto é muito bom. Eu espero que continue e não pare, porque estou gostando muito e não falto”. 

 

Vera Lúcia Alves, usuária do Incentivo à Atividade Física

 

 

Fotos: Clara Dias