Secretaria de Saúde promove acolhimento pedagógico para novos profissionais do programa Mais Médicos no município

28/09/2023 - 17:30 Atualizado há 1 dia

Nesta semana, 13 médicos do Programa Mais Médicos foram inseridos no time de profissionais da saúde de São Cristóvão e, para recebê-los, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um acolhimento pedagógico multiprofissional. O acolhimento aconteceu entre 26 e 28 de setembro, com o intuito de inseri-los no contexto da saúde do município, mostrando conhecimentos sobre o território, as particularidades das comunidades e os serviços prestados na Cidade Mãe.

Entre os assuntos abordados, o primeiro dia de acolhimento preparou a apresentação da Secretaria de Saúde e seus membros, a relação com os atributos da Atenção Primária à Saúde e a apresentação de fluxos e protocolos. Já o segundo dia focou na apresentação do território, do perfil sociodemográfico e epidemiológico, dos serviços de saúde e na introdução da rede através da divisão entre as macroáreas I, II, III, IV e V.

O terceiro dia de acolhimento foi pensado para mostrar o funcionamento dos instrumentos de gestão e sistemas de informação. Além disso, a Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) propôs atividades lúdicas e artísticas para o maior entrosamento e recepção dos participantes.

Vanessa Meneses,  coordenadora da Estratégia Saúde da Família, relata que esses profissionais atuarão na Atenção Primária à Saúde, que é justamente o papel do Programa Mais Médicos, de fortalecer e levar acesso à saúde para a população.

“O acolhimento tem o objetivo de trazer a apresentação da nossa de saúde, de apresentar nossos fluxos e nossos protocolos, para que eles entrem conhecendo minimamente a nossa rede de Atenção à Saúde e sabendo como vão trabalhar. E também para termos essa criação do vínculo com os profissionais. Estamos bem felizes com a chegada de todos e desejamos o melhor para cuidar da população. Trazer o Programa Mais Médicos é um dos caminhos para fortalecer e cuidar melhor da saúde do município”, destaca a coordenadora.

Vanessa Meneses,  coordenadora da Estratégia Saúde da Família

O edital do Programa Mais Médicos foi aberto em julho e aderido por São Cristóvão. O Programa foi criado para enfrentar um problema nacional de falta e má distribuição de médicos, especialmente no interior do país e em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, atendendo de imediato a demanda dos municípios aderidos.

A Secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, explica que o acolhimento pedagógico é uma das estratégias adotadas pela SMS para todo trabalhador que começa a fazer parte da rede, seja um grupo de psicólogos, enfermeiros, médicos, ou qualquer outro. Assim, é possível que esses profissionais entendam o contexto em que são inseridos, a partir de um diagnóstico do território, dos serviços ofertados e das possibilidades de solução diante dos casos que lhes serão apresentados.

“Esse médicos vêm compor uma estratégia fundamental na Atenção Primária - a Estratégia Saúde na Família - e é necessário que os profissionais tenham vínculo com a comunidade, que construam esse vínculo, e que a comunidade reconheça aquele profissional como referência para ela. O programa traz toda essa perspectiva de fidelização do profissional por no mínimo ou até quatro anos, promovendo formação e outros aspectos importantes na educação na saúde dentro do SUS”, afirma a secretária.

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão

Além das promoção de formação intrínseca ao Programa Mais Médicos, São Cristóvão segue o Ministério da Saúde, sendo pioneiro no estado, ao ter uma Diretoria de Gestão no Trabalho e Educação na Saúde. Por meio dela, o município constrói uma política de Educação na Saúde, e, no momento, está em elaboração de um Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, para atender a todos os trabalhadores sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

Para José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, o acolhimento pedagógico é um momento feliz para a Atenção Primária, por receber os 13 médicos que atuarão nas equipes de Saúde da Família nas áreas rurais e urbanas de São Cristóvão. “São profissionais capacitados que garantirão um atendimento de qualidade para a população que acessa cotidianamente o nosso SUS São Cristóvão", anima-se.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde

Priscila Souza, uma das novas médicas, ainda não conhecia São Cristóvão, apesar de ser próximo de onde mora, e, para ela, foi essencial participar do acolhimento pedagógico: “Acredito que o acolhimento irá nos deixar mais inteirados e a par dos funcionamentos do município, pois cada município tem a sua rede e suas peculiaridades”.

Priscila Souza, médica que atuará na UBS Bruno Kaique através do Programa Mais Médicos

Já o médico Lucas Fontes entende que a recepção da equipe de saúde foi um diferencial para sua chegada e ressalta: “É importante conhecer os fluxos e conhecer as pessoas as quais nós podemos nos referir futuramente em qualquer necessidade. Tem sido fundamental não chegar e ir direto para a unidade atender e se resumir a isso”.

Lucas Fontes, médico que atenderá na UBS Raimundo Aragão através do Programa Mais Médicos

Fotos: Clara Dias