Secretaria de Saúde de São Cristóvão vacina funcionários na campanha de imunização contra Influenza

10/05/2023 - 16:53 Atualizado há 1 dia



Na manhã desta quarta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, através da coordenação de Imunização, vacinou toda a sua equipe de trabalhadores contra Influenza. A ação faz parte da campanha de vacinação contra a doença, que tem os profissionais de saúde como parte do seu público-alvo. Além da Influenza, os trabalhadores também receberam a dose bivalente contra Covid-19.

 

A primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza foi iniciada no dia 10 de abril e será encerrada no dia 31 de maio nacionalmente, tendo como público-alvo os grupos prioritários, pessoas que estão mais expostas ao contato com o vírus ou têm maior probabilidade de agravamento nos casos de gripe. São elas gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menos de seis anos, professores, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, profissionais da Força de Segurança e Salvamento e dos transportes públicos.

 

José Marcos Santos, diretor da Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) do município, aproveitou a oportunidade para ser imunizado contra Influenza e ressaltou que a importância de prevenir as coordenações, divisões e referências técnicas da Secretaria de Saúde: “Tratam-se de dois imunobiológicos muito importantes para esse novo cenário sanitário que a gente vive e é de extrema relevância esse momento de prevenção a essas doenças imunopreviníveis aqui na secretaria”.

 

José Marcos Santos, diretor da Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão

 

Já Gustavo Lima, coordenador da Vigilância Ambiental na divisão de Arboviroses, recebeu as duas vacinas – contra gripe e Covid-19 -, que podem ser administradas no mesmo dia. Para ele, os profissionais de saúde devem ser os primeiro a dar bons exemplos à população, fortalecendo a ciência, que tem sido massacrada pela desinformação.

 

“Essa prática faz com que a população tenha mais credibilidade na vacina, que continua sendo uma das mais importantes formas de prevenção para doenças transmissíveis. Recebendo também essa dose bivalente contra a Covid, me sinto mais uma vez agraciado e muito feliz. Quantas pessoas não tiveram essa oportunidade e infelizmente perderam a vida ou familiares por conta da pandemia? Essa é mais uma dose de saúde e esperança para a população. Com isso, esperamos atingir o maior público possível para cada vez mais diminuir esses agravos”, defende Gustavo.

 

Gustavo Lima, coordenador da Vigilância Ambiental na divisão de Arboviroses, recebendo sua vacina

 

O imunizante bivalente contra a Covid-19 pode ser aplicado em todo público acima de 18 anos de idade que já possui as duas primeiras doses há mais de quatro meses. Essa dose encerra o ciclo vacinal atual da doença. Já a vacina contra Influenza será liberada para todo o público após o encerramento da primeira fase da campanha no fim de maio.

 

Após serem vacinados, os trabalhadores receberam um Certificado de Coragem, como Juliana Silveira.

 

Fotos: Clara Dias