Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza segundo ciclo de oficinas para a elaboração da Programação Anual de Saúde 2024

18/08/2023 - 20:41 Atualizado há 12 horas

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promoveu o segundo dia de oficinas do Seminário PAS, que tem o objetivo de elaborar coletivamente a Programação Anual de Saúde (PAS) 2024. As discussões ocorreram na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a participação de trabalhadores da gestão de saúde do município.

O seminário foi iniciado no dia 11 de agosto, com dois dias de oficinas, e será completado nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, com propostas de Grupos de Trabalho (GTs) para a construção da programação do próximo ano. A PAS é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem o intuito de organizar por ano as metas desse plano e prever a distribuição de recursos orçamentários para a sua execução.

Pela manhã, Daniella Pereira, coordenadora de Instrumentos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde e uma das organizadoras do seminário, ministrou a oficina “PAS: Ações e metas, como se relacionam?”, com o intuito de estimular a utilização dos instrumentos de gestão como norteadores durante os processos de trabalho, funcionando de maneira fluida.

Daniella explica que a discussão aponta a divisão entre estratégia e tática, uma relacionada aos objetivos do governo e do município, enquanto a outra é o momento de estruturação da Programação Anual de Saúde. “Essas teorias são extremamente importantes para estimular o trabalhador que está na gestão do SUS a fazer um planejamento que seja embasado na teoria, mas que também seja realizável durante os processos de trabalho”, afirma.

O propósito de dividir o seminário em duas sextas-feiras de oficinas, mais dois dias de GTs de elaboração, foi a busca pela adesão dos participantes. A carga horária do seminário também foi ampliada em relação ao ano anterior, em que foi realizado em dois dias. A SMS compreende, portanto, a necessidade de trabalhar a saúde do município de maneira planejada, em constante processo de educação permanente.

À tarde, a oficina “Plano de Contratação Anual: O que é importante saber?” foi facilitada por Jeniffer Pereira, assessora da Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, que abordou a necessidade de alinhar o planejamento estratégico com os instrumentos de planejamento orçamentário.

“Hoje, o que nós trouxemos foi o Plano de Contratação Anual, que é um novo instrumento de planejamento, instituído pela Lei nº 14.133/2021. Nosso objetivo foi deixar clara a necessidade de alinharmos o planejamento estratégico com os instrumentos de planejamento orçamentário. Precisamos saber o que vamos contratar, o que vamos adquirir, a quantidade adequada, para conseguirmos racionalizar a contratação dos nossos bens e contribuir com a economicidade e o uso eficiente de recursos”, explica Jeniffer.

Para José Marcos Santos, diretor de  Vigilância e Assistência em Saúde de São Cristóvão e participante do seminário, as oficinas foram muito importantes para o fortalecimento do Planejamento nas ações em saúde que executamos. “Pela manhã, fizemos uma análise da relação necessária entre ações e metas para a Programação Anual de Saúde e à tarde discutimos o nosso Plano de Contratação Anual”, pontua, destacando como foi essencial a participação ativa da equipe na discussão.

A próxima fase do seminário, que conta com os Grupos de Trabalho para elaboração da PAS, será realizada nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, das 8h às 16h.