Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza reunião avaliativa com residentes de Saúde da Família

06/10/2023 - 20:38 Atualizado há 3 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), realizou na manhã desta sexta-feira (06) uma reunião de avaliação do programa de residência junto à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e aos residentes para um balanço do trabalho no semestre. A ocasião contou também com dinâmicas lúdicas com música e escrita para relaxar e integrar os participantes.

A reunião foi iniciada por uma conversas entre gestores e preceptores do programa, para alinhar quais foram os pontos fortes a serem mantidos e as pontas que podem ser amarradas para os próximos semestres. Em seguida, os residentes foram convidados a participar de uma dinâmica de relaxamento com música e performance de dança do artista Ewertton Nunes, que também aplicou uma atividade de escrita em que os residentes puderam discutir o que deixaram de bom e o que levam consigo da experiência no SUS.

Dinâmica proposta por Ewertton Nunes

Emilly Nardelli, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão, explica que os residentes de Saúde da Família são de áreas multiprofissionais dentro da saúde, como enfermagem, farmácia, educação física, entre outras. Eles chegaram em abril, e agora chegaram no primeiro momento de avaliação coletiva em frente à Secretaria Municipal de Saúde e à UFS.

“Nesse processo avaliativo, a Educação Permanente buscou trazer um momento de leveza, trazendo o lúdico para essa atividade, que pode parecer um pouco mais rígida e um pouco mais dura, que é um processo de avaliação. Então, nós apostamos no lúdico. Nós apostamos na leveza para esses processos de educação na saúde”, ressalta a diretora.

A SMS disponibiliza os campos de gestão para a formação e atuação dos residentes, além de ter preceptores especializados para guiarem o processo da residência. Na secretaria, os residentes praticam a formação em serviço, trabalham junto às coordenações e têm espaço para propor projetos a serem aplicados no SUS São Cristóvão e continuados após sua passagem.

Marcos Valério Peixoto, coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFS, destaca que a reunião foi proposta para pensar no futuro, em um processo de construção coletiva da residência.

“A residência não é feita de uma parte só, nem só da parte da universidade, nem do serviço. Acho que envolve muitos atores e toda produção coletiva. Ela precisa ser tratada das diferenças, envolvendo todos os olhares para o mesmo objeto, para que a gente consiga chegar num bom resultado, que é tanto a formação dos residentes como também a assistência aos usuários”, pontua o coordenador.

O residente em Saúde da Família Hosmany Ramos conta que a residência ainda tem muitos desafios a serem conquistados e por isso é essencial que momentos como esse sejam propostos pelas áreas acadêmica e de gestão para construir uma residência ainda melhor e mais democrática. “Eu acredito que foi um momento muito proveitoso, produtivo e de construção de saberes”, afirma.

Hosmany Ramos, residente em Saúde da Família