Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza mutirão de saúde da mulher na UBS Sinval José de Oliveira

19/04/2023 - 14:27 Atualizado há 12 horas



Nos dias 19, 20, 26 e 27 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através da UBS Sinval José de Oliveira, realizará um mutirão de saúde da mulher para mulheres do loteamento Lauro Rocha e região. Serão ofertados exames citopatológicos, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia. A ação, iniciada nesta manhã, estará disponível das 7h às 15h nas datas previstas.

 

A gerente da UBS, Ana Julia Fonseca, conta que a ideia de organizar o mutirão partiu da observação da quantidade de mulheres que não são assistas na unidade, já que muitas priorizam a saúde dos filhos e maridos e acabam deixando o próprio cuidado de lado. Portanto, o intuito da ação é combater a inadimplência das mulheres na UBS, chamando atenção para saúde delas.

 

“A nossa meta é atender a pelo menos 30 mulheres nesses quatro dias. Pode parecer um número baixo, mas para gente é um número alto, porque fazemos em média apenas quatro exames de lâmina por dia. Então, a gente tenta atingir o maior número de mulheres possível”, afirma Ana Julia.

 

Ana Julia Fonseca, gerente da UBS Sinval José de Oliveira

 

Sayonara Alves foi uma das primeiras mulheres da comunidade a serem atendidas nesta quarta-feira, 19. Pela primeira vez, fez o exame citopatológico, e ressaltou a importância de se cuidar para prevenir doenças: “Acho ótimo quando você se trata bem, não tem doenças. Assim, menos mortes acontecem. É maravilhoso quando tem médicos e enfermeiras para ajudar a gente quando precisa”.

 

Sayonara Alves, usuária da UBS Sinval José de Oliveira

 

Não é a primeira vez que um mutirão de saúde da mulher é proposto na região. A enfermeira Laís Vieira explica que a prioridade da equipe é a cobertura da realização do exame citopatológico, que é o método de rastreamento do câncer de colo do útero, indicado para mulheres de 25 a 64 anos. “No ano passado, conseguimos prevenir duas mulheres de um início de câncer de colo do útero. Então, estamos tentando avançar ao máximo no quantitativo de mulheres para realizar esse exame”, ressalta Laís.

 

Laís Vieira, enfermeira da UBS Sinval José de Oliveira

 

O indicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que os exames citopatológicos sejam feitos uma vez por ano por dois anos consecutivos, e depois continuem sendo refeitos a cada três anos para garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento. Além desses exames, dos testes rápidos e da aferição de PA e glicemia, também estão previstos diálogos de orientação na sala de espera da UBS, com o apoio de estudantes e docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Material para realização do exame citopatológico

 

É importante lembrar que os exames citopatológicos e testes rápidos estão disponíveis todos os dias nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Às quartas-feiras e durante o mutirão, a unidade disponibiliza horários e espaços exclusivos para esse tipo de atendimento.

 

Fotos: Dani Santos