Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza grupo de trabalho para elaboração da Programação Anual de Saúde 2024

01/09/2023 - 13:45 Atualizado há 1 dia

Nesta quinta (31) e sexta-feira (01), os gestores da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão estão se reunindo em um extenso grupo de trabalho na Universidade Federal de Sergipe (UFS) para elaborar coletivamente a Programação Anual de Saúde (PAS) 2024. A PAS é um instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem o objetivo de organizar por ano as metas e ações desse plano, prevendo também a distribuição de recursos orçamentários para a sua execução.

Neste ano, a proposta do seminário foi trabalhar duas oficinas capacitadoras, antecedendo a formação do grupo de trabalho, com o intuito de fortalecer os processos de planejamento. Ao todo, o seminário da PAS contou com 36 horas de carga horária, e apresentou oficinas com foco em intervenção em saúde, monitoramento e avaliação, ações, metas e planejamento orçamentário.

Daniella Pereira, coordenadora de Monitoramento e Avaliação do SUS São Cristóvão, conta que os grupos de trabalho são a etapa final da elaboração da PAS e levam em conta questões tratadas no ano anterior, como o tempo de construção das ações.

“Estamos trazendo todo mundo numa única sala para construir as ações a partir dos problemas a serem solucionados, não necessariamente das diretrizes da programação, mas dos problemas que estão associados a essas diretrizes, pensando em elaborar ações que surtam efeito. Que deem um resultado positivo na execução dessa programação e que façam sentido no processo de trabalho da gestão. Esperamos que a PAS não seja  documento que parece distante do processo de trabalho, mas sim um norteador para o controle desse trabalho”, destaca Daniella.

Já o coordenador de Instrumentos de Gestão do SUS do município, Thiago Gois, acredita que a PAS é um instrumento de suma importância para um planejamento participativo, que leve a equipe a alcançar objetivos e metas.

“Passamos por um momento de análise, escolha de um método coletivo, abrangente, de escuta e caracterização de problemas, para discutirmos esses problemas coletivamente, porque acreditamos que assim podemos reunir forças para alcançar os objetivos. Porque o grande desafio do SUS é entregar uma saúde com qualidade, bem planejada e com orçamento assertivo”, afirma o coordenador.

Thiago Gois, coordenador de Instrumentos de Gestão do SUS São Cristóvão

Participação coletiva

É a primeira participação de Bárbara Pitanga, referência técnica em Educação Física em São Cristóvão, na elaboração da Programação Anual de Saúde e, para ela, planejar é sempre importante, principalmente se o planejamento é feito ouvindo a comunidade, os usuários, os trabalhadores, além dos gestores.“Quem está na ponta é essencial para construir um planejamento efetivo. Por isso, entendo a PAS como uma das ações mais importantes para o município”, ressalta.

Bárbara Pitanga, referência técnica em Educação Física em São Cristóvão

Ana Beatriz Neri é referência técnica em Educação Permanente em Saúde no município e destaca que a PAS é necessária também para a construção da Educação Permanente em Saúde, pois a equipe está no processo de criação do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, que precisa estar alinhado com as demais ações da Secretaria.

“O nosso Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde vai casar diretamente com o planejamento da PAS, com os problemas prioritários e soluções que vão ser disponibilizados na Programação. Então a importância maior vem para nós por isso”, salienta Ana Beatriz.

Ana Beatriz Neri, referência técnica em Educação Permanente em Saúde no município

Fotos: Heitor Xavier e Clara Dias