Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza ações externas de vacinação contra Influenza

14/04/2023 - 14:04 Atualizado há 3 dias



Durante a quinta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão iniciou uma série de ações de imunização contra Influenza, levadas diretamente ao público alvo. O foco das primeiras ações foram os profissionais de educação, na escola Tia Marinete, e os grupos prioritários do Loteamento São João, através da vacinação pela manhã na Igreja Assembleia de Deus.

 

A ação com os professores da escola Tia Marinete durou os dois turnos, atendendo a dois grupos de professores do local. Além da vacinação, a equipe do Programa Saúde nas Escolas (PSE) realizou palestras e atividades de saúde bucal nas salas de aula com as crianças.

 

Silvani Cristiane é técnica de enfermagem na USF Irônia Maria Aragão, unidade que atendeu a ação, foi uma das profissionais responsáveis pela vacinação e ressaltou a importância da vacinação nas escolas. “O intuito de trazer a vacinação diretamente para escola é que o acesso seja mais amplo e, como os professores têm contato direto com nossas crianças, precisam estar imunizados”, explica.

 

Silvani Cristiane, técnica de enfermagem na USF Irônia Maria Aragão

 

A professora Jodecília Xavier foi uma das profissionais vacinadas e reforçou que todos os professores do município precisam se vacinar: “Eu espero que essa vacina apresente um bom resultado, porque a gripe está forte, as crianças estão muito gripadas e, com a vacinação, eu acredito que vai diminuir bastante o vírus da gripe”.

 

Jodecília Xavier, professora da escola Tia Marinete

 

É importante lembrar que a vacinação contra a Influenza está disponível até o dia 31 de maio em todas as unidades de saúde do município. Os grupos prioritários que podem receber a vacina são crianças de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, caminhoneiros, profissionais da Força de Segurança e Salvamento e dos transportes públicos.

 

Programa Saúde nas Escolas

 

Enquanto os professores da escola Tia Marinete eram vacinados, os profissionais do Programa Saúde nas Escolas passavam de sala em sala de aula para conversar com as crianças sobre saúde bucal. O PSE é um programa federal aplicado no município e visa a integração e articulação permanente entre educação e saúde, contribuindo para a formação integral de estudantes da Educação Básica a partir de promoção, prevenção e atenção à saúde e enfrentando vulnerabilidades que atingem o desenvolvimento das crianças e jovens do ensino público.

 

 

Lucas Bezerra é cirurgião dentista da USF Irônia Maria Aragão e atuou com diálogos de conscientização e prevenção dos agravos de saúde bucal, fazendo a aplicação tópica de flúor e a escovação dental supervisionada das crianças. “Espera como retorno dessa conscientização que as crianças levem a informação para casa, e que os pais retornem à unidade de saúde para fazer o atendimento odontológico, para que detectemos dentes perdidos, careados, e possa resolver a situação através do tratamento”, afirma.

 

Lucas Bezerra, cirurgião dentista da USF Irônia Aragão 

 

Fotos: Clara Dias