Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza ação educativa contra leptospirose no bairro Marcelo Déda

16/06/2023 - 20:21 Atualizado há 12 horas

Nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão desenvolveu uma ação educativa sobre cuidados contra a leptospirose para a comunidade do bairro Marcelo Déda. As ocasiões contaram com a visita de Agentes de Combate a Endemias às residências e estabelecimentos da região, entregando panfletos informativos, dialogando com os moradores e realizando a busca ativa de possíveis focos de transmissão.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por meio da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira. Sua penetração acontece através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Segundo John Gustavo Lima, coordenador da Vigilância Ambiental do município, as ações de intensificação contra a doença são especialmente importantes neste período por conta das chuvas, que propiciam a formação de áreas alagadas. Isso possibilita o contato da população com essa água, que pode estar contaminada com a bactéria causadora da leptospirose.

“A recomendação é evitar áreas alagadas e com lama nos períodos de chuva mais intensa. No surgimento de algum dos sintomas da doença, deve-se procurar o quanto antes nossos profissionais de saúde e informar à equipe qual e onde foi o contato com a água contaminada”, afirma Gustavo.

John Gustavo Lima, coordenador da Vigilância Ambiental do município

Alguns dos sintomas que podem levar a suspeita da leptospirose são: febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular e nas articulações, calafrios, olhos vermelhos e vômitos são alguns sintomas. A doença é considerada grave e pode também resultar em hemorragia pulmonar, insuficiência renal aguda, e até o óbito do paciente. Por isso, os cuidados para evitar a contaminação são imprescindíveis e devem ser de conhecimento da comunidade.

De acordo com o supervisor de campo dos Agentes de Combate a Endemias na região do grande Rosa Elze, Márcio Freitas, o objetivo principal da ação foi chamar a atenção dos moradores do bairro para evitar entulhos, enchentes causadas por rios e lagos, para que não haja o contato com água contaminada. “Nosso principal trabalho é observar os desafios e tentar sempre corrigir e melhorar a situação da população local”, pontua.

Márcio Freitas, supervisor de campo dos Agentes de Combate a Endemias na região do grande Rosa Elze

Valdinete da Silva foi uma das moradoras atendidas pelos Agentes de Combate a Endemias e destacou o quanto acredita no poder da educação e conscientização para uma população mais saudável: “É importante educar, principalmente para mim e meus meninos, que também já tiveram Dengue e Chikungunya. Eu acho muito bom e muito importante para todo mundo”.

Valdinete da Silva, moradora da região

Daniella Fraga, referência técnica de combate às zoonoses, participou dos dois dias de ação e ressalta que o município de São Cristóvão tem redobrado a atenção e a realização de ações educativas para a segurança da população. “É importante lembrar de que a prevenção é a melhor forma de evitar a leptospirose. Ao adotar essas medidas de precaução, o morador estará protegendo a sua saúde e contribuindo para a redução dos casos dessa doença transmitida pela água contaminada durante o período chuvoso”, afirma.

Daniella Fraga, referência técnica de combate às zoonoses

Conheça algumas medidas importantes para se proteger da doença durante essa época do ano:

1- Evite o contato com águas contaminadas. Mantenha-se longe de áreas alagadas, enxurradas e locais onde haja acúmulo de água suja, como poças e valas.

2- Use equipamentos de proteção. Caso precise entrar em contato com água contaminada, utilize luvas impermeáveis, botas e roupas adequadas para evitar o contato direto com a pele.

3- Higienize-se corretamente. Após qualquer contato com água suspeita, lave bem as mãos com água e sabão, esfregando-as por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão disponíveis, use álcool em gel.

4- Proteja sua casa. Certifique-se de que sua residência esteja livre de roedores, pois eles são os principais transmissores da leptospirose. Mantenha a limpeza do quintal, vedando possíveis entradas de ratos.

5- Descarte corretamente o lixo. Evite o acúmulo de lixo e entulhos, pois eles podem atrair roedores. Descarte o lixo adequadamente em sacos plásticos bem fechados e mantenha a área limpa.

6- Vacine seus animais de estimação. A leptospirose também afeta os animais. Mantenha a vacinação de cães e gatos em dia para prevenir a transmissão da doença entre eles e os seres humanos.

7- Preste atenção aos sintomas. Caso você apresente sintomas como febre, dores musculares, dor de cabeça, vômitos, diarreia, icterícia (pele e olhos amarelados) ou sinais de insuficiência renal, procure imediatamente um serviço de saúde para receber o diagnóstico adequado.