Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza ação de conscientização sobre TDAH voltada para cuidadores

30/03/2023 - 17:38 Atualizado há 3 dias



Na manhã desta quinta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou uma ação de conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o apoio das estagiárias de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, Luana Azevedo e Millena Farias. A ação aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação Raimundo Aragão, com o objetivo de acolher e informar cuidadores e familiares de crianças e adolescentes com TDAH, para que os conhecimentos possam ser trabalhados em casa.

 

Com dinâmicas interativas em que os familiares poderiam fazer perguntas a profissionais capacitados sobre sintomas e maneiras de lidar com o transtorno, seguidas por um alongamento com uma profissional de educação física e café da manhã, a prática teve a participação da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM) e ajudou a esclarecer dúvidas essenciais do cotidiano. Luana Azevedo explicou que “essas questões acabam gerando estresse, desconforto na rede familiar, simplesmente pelo fato das mães receberem às vezes um diagnóstico recente e não saberem lidar com outras situações. Então a gente quis amenizar da forma possível e trazer mais esclarecimento”.

 

Luana Azevedo e Millena Farias, estagiárias de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe 

 

Alexandra dos Santos Néri, moradora da região, foi uma das familiares presentes na ação e contou que seu neto Enzo Gabriel, de oito anos, é diagnosticado com TDAH e é atendido pelo Centro.  Para ela, a jornada com o neto tem sido um aprendizado e requer paciência. “Aqui é ótimo, ele vem sempre, tem sido acompanhado pelo psiquiatra, pelo fonoaudiólogo e pela pedagoga”, afirma.

 

Alexandra dos Santos Néri, moradora da região

 

Os principais sintomas de TDAH em crianças e adolescentes são agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, movimentação excessiva de mãos e pés e manuseio de vários objetos, falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídos por estímulos do ambiente ou até com seus próprios pensamentos. Esquecimento e impulsividade também são características comuns, o que pode, ainda, dificultar a sua organização, planejamento e atrapalhar o desempenho escolar.

 

Após o diagnóstico de um médico, o tratamento do TDAH é multiprofissional e conta com a combinação de psiquiatria, psicoterapia, fonoaudiologia, orientação familiar, e, caso seja necessário, intervenção medicamentosa. Para os moradores de São Cristóvão, o procedimento para ser atendido acontece da seguinte forma: o paciente deve realizar uma solicitação no posto de saúde, que será encaminhada para Secretaria de Saúde para que a regulação faça a sua triagem e encaixe seu atendimento de acordo com a disponibilidade.

 

O Centro Especializado em Reabilitação Raimundo Aragão oferta atenção especializada através de uma equipe completa e acolhe pacientes com transtorno mental de gravidade leve a moderada em ambientes com recursos voltados para as necessidades dessas pessoas. Além disso, o município conta com o Centro de Especialidades Lourdes Vieira de Araújo, localizado no bairro Rosa Elze, que também realiza esse tipo de atendimento. A escolha dos centros ocorre com base no território em que os pacientes moram.

 

 

 

 

Fotos: Clara Dias