Secretaria de Saúde de São Cristóvão realiza ação de combate à dengue e outras arboviroses

10/04/2023 - 12:39 Atualizado há 16 horas



Todos os anos, a aproximação do inverno e o aumento das chuvas trazem o risco de crescimento nos casos das arboviroses, como dengue, chikungunya e zyca, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A proliferação do mosquito acontece em recipientes com água parada, e, portanto, é importante que haja a prevenção em colaboração com a comunidade para reduzir a possibilidade de transmissão. Para isso, a Secretaria de Municipal de Saúde de São Cristóvão realiza medidas preventivas e de cuidado para minimizar o impacto dessas doenças, como a ação de bloqueio promovida na quarta-feira (05) com o trabalho dos agentes de combate às endemias.

 

A ação, que foi iniciada no conjunto Eduardo Gomes pela manhã e teve continuação à tarde, ocorreu por meio de visitas em 100% dos imóveis nas áreas de busca pelos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminação e tratamento dos focos encontrados. Ao todo, os agentes de combate às endemias visitaram 338 imóveis e detectaram larvas do mosquito transmissor em sete deles. Em seguida, todos os depósitos de água parada encontrados foram eliminados e tratados com larvicida.

 

Além disso, foi realizado um trabalho informativo para a população sobre os cuidados necessários para impedir a multiplicação do mosquito. No caso da detecção de um alto Índice de Infestação Predial (IIP), que reflete o percentual de imóveis positivos (com presença de larvas de Aedes aegypti), o controle do mosquito adulto deve acionado. Contudo, o número detectado não demandou no momento o uso de bomba costal contendo inseticida – o fumacê.

 

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde da SMS, John Gustavo Lima, as ações de combate a dengue, chikungunya e zyca também contarão com os agentes de endemias das respectivas áreas em busca de pacientes suspeitos para encaminhá-los ao diagnóstico da doença e tratamento oportuno. “A ação terá a participação conjunta dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que fazem parte das equipes de saúde da família daquele território. A equipe já foi acionada e encaminhada para o local”, afirma.

 

John Gustavo Lima, coordenador de Vigilância Ambiental e Saúde da SMS

 

 

Cuidados preventivos para população

 

 O principal cuidado que a população pode ter para colaborar com o combate à dengue, chikungunya e zyca, como já mencionado, é não deixar água parada para evitar a procriação do mosquito transmissor.

 

Algumas medidas que podem proporcionar essa prevenção são:

 

- Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, com o saco plástico bem fechado;

- Lavar bem com água e sabão os potes de água dos animais;

 - Lavar sempre o suporte de garrafão de água quando fizer a troca e vedar bem quando não estiver usando;

- Manter os vasos de plantas limpos e colocar areia até a borda;

- Lavar o coletor de água da geladeira e as bandejas do ar-condicionado ao menos uma vez por semana;

- Manter tampas de vasos sanitários, caixas d’água e ralos bem fechados;

- Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos;

- Manter o quintal limpo;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Fazer o descarte correto de pneus inutilizados;

- Permitir sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

 

 

Fotos: Dani Santos e Clara Dias