Secretaria de Saúde de São Cristóvão promove capacitação sobre vacinação para todos os técnicos e auxiliares de enfermagem do município

22/08/2023 - 19:17 Atualizado há 2 dias

Nesta terça-feira (22), foi iniciada uma capacitação sobre vacinação para todos os técnicos e auxiliares de enfermagem de São Cristóvão, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A oficina foi realizada no Paço Municipal nos turnos da manhã e da tarde, para abarcar o máximo de profissionais possível, e terá continuidade amanhã (23), no Espaço de Formação da SMS.

A capacitação foi facilitada por Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização do município, junto a Jéssica Cunha, integrante da Rede de Frio. Segundo Ana Therezinha, o objetivo da fala das duas foi ir além de outras oficinas com temas específicos como campanhas de vacinação e tipos de aplicação, tentando elencar as boas práticas de imunização, as principais informações e as principais dúvidas dos colaboradores sobre a temática.

“O público-alvo não foi só quem trabalha em sala de vacina, mas todos os técnicos e auxiliares de enfermagem do município, para que todos possam se incluir, para que tenhamos mais pernas e braços para alcançar os moradores, aumentar nossas coberturas vacinais e para que eles possam colaborar com as campanhas que vêm por aí”, explica a coordenadora.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização do município

Jéssica Cunha afirma que a equipe tem tentado melhorar cada vez mais a imunização na Cidade Mãe e conta com o grande esforço e potencial dos vacinadores, que estão muito empenhados em seu trabalho. “Desejo um ótimo evento, ainda teremos amanhã para dar continuidade, e espero que seja esclarecedor, que o município abra as portas, porque a imunização está sempre aberta a todas as dúvidas que qualquer usuário venha a ter”.

Jéssica Cunha, integrante da Rede de Frio

Pensando na saúde e bem estar dos participantes, a SMS realizou uma atividade de alongamento e relaxamento entre as oficinas, guiada por Bárbara Pimenta, referência técnica de educação física no município. Além disso, os participantes se reuniram em um coffee break depois de tirar todas as suas dúvidas.

A técnica de enfermagem Roseli Matos, que atua na UBS Irônia Aragão, participou da capacitação com a expectativa de receber informações novas para ultrapassar os seus conhecimentos. “Cada profissional quer aprender ainda mais do que já sabe, para ajudar a população a tirar dúvidas, para saber explicar ao paciente como a vacina funciona e passar os esses novos conhecimentos para a população”, enfatiza.

Roseli Matos, técnica de enfermagem

O conhecimento também é uma prioridade para a vacinadora Kellory Vitória, que acredita na informação como principal ponte para aumentar os índices de vacinação. “As vacinas sempre estão mudando e é bom sabermos como trabalhar com elas e como atrair a população para se vacinar”, pontua.

Kellory Vitória, vacinadora

Fotos: Heitor Xavier