Secretaria de Saúde de São Cristóvão lança formulário para levantamento de dados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

03/08/2023 - 16:28 Atualizado há 22 horas

Nesta quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão lançou o Formulário para levantamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Esse formulário tem o intuito de compreender o perfil do público portador de TEA, para identificar questões e trazer melhorias nos serviços de atendimento a esse público.

Segundo José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde do município, serão feitos dois levantamentos importantes sobre as deficiências ocultas em São Cristóvão. O segundo levantamento, que será disponibilizado em breve, terá o intuito de atender à demanda dos crachás com desenhos de girassóis, visando maior inclusão e apoio no exercício dos direitos das pessoas com deficiências ocultas.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde de São Cristóvão

“O levantamento disponibilizado hoje é específico para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva de rastrearmos melhor esse grupo e fortalecermos a nossa política de cuidado em saúde. Estamos ansiosos pelo preenchimento desses formulários e toda ajuda nesse sentido será muito bem-vinda”, explica José Marcos.

Acesse o formulário

É possível acessar e responder o formulário para levantamento de dados pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) clicando aqui.

Deficiências não visíveis e o Cordão de Girassol:

As deficiências não visíveis são aquelas que não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar a vida de seus portadores. O autismo é considerada uma dessas deficiências ocultas, assim como surdez, diabetes, asma, deficiências cognitivas, limitações intelectuais, entre outras.

A Lei Municipal Nº 629/2023 reconhece o uso do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com tais tipos de deficiência. O Cordão de Girassol consiste numa faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis. Seu uso é optativo, mas garante o acesso prioritário a serviços públicos e privados.

O acesso ao Cordão de Girassol será indicado em breve através de um novo formulário, direcionado a todas as deficiências não visíveis.