Secretaria de Saúde de São Cristóvão inicia ciclo de oficinas para a elaboração da Programação Anual de Saúde 2024

11/08/2023 - 18:28 Atualizado há 19 horas

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou as primeiras oficinas do Seminário PAS, que tem como intuito elaborar coletivamente a Programação Anual de Saúde (PAS) 2024. O evento aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a participação dos gestores de saúde do município.

As discussões do dia foram divididas em dois momentos. De manhã, a oficina intitulada “Intervenção em Saúde” foi ministrada pela Diretora de Planejamento do SUS São Cristóvão, Mayra Oliveira, que teve como objetivo explicar o conceito de Intervenção em Saúde para saber como estruturá-la, seja ela uma ação prática, um projeto, um programa ou uma política pública de saúde.

Mayra afirma que uma intervenção bem estruturada proporciona uma melhor avaliação em saúde. Pois, diante dos problemas de saúde que surgem a todo tempo e são analisados, a medida para resolver, mitigar e enfrentar os problemas são as intervenções em saúde.

“Essas ações são realizadas no cotidiano, a partir dos problemas novos que existem, mas também de problemas já pensados, analisados e compreendidos, de onde partiram os objetivos dos planos governamentais. Sendo bem estruturada, e entendida essa relação de causalidade entre problema e as intervenções propostas, é possível, com os resultados esperados, avaliar, fazer um julgamento de valor dessa intervenção e nos ajudar na tomada de decisão”, destaca.

Mayra Oliveira, diretora de Planejamento do SUS São Cristóvão

Já no momento da tarde, a segunda oficina trabalhou a temática de “Avaliação e Monitoramento no Planejamento e Gestão no SUS”, sendo facilitada por Mário Mendes, Coordenador de Saúde Bucal de São Cristóvão. Segundo Mário, a ideia é que a sua fala ajude a entender os conceitos de Monitoramento e Avaliação e como eles se aplicam na gestão do SUS municipal e na efetivação das políticas públicas que são demandadas pela população.

“Esses dois conceitos são extremamente importantes para fazermos uma gestão que atenda a essas demandas que emanam da sociedade e que precisamos resolver com ações, programas e políticas públicas”, pontua o coordenador.

Mário Mendes, Coordenador de Saúde Bucal de São Cristóvão

Seminário e elaboração da Programação Anual de Saúde

O Seminário PAS acontece entre os dias 11 de agosto e 01 de setembro, incluindo mais uma rodada de oficinas no dia 18 de agosto, para discutir ações e abordar o Plano de Contratação Anual. Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, serão propostos os Grupos de Trabalho (GTs) para a construção da PAS do próximo ano.

A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde e tem o intuito de organizar por ano as metas desse plano e prever a distribuição de recursos orçamentários para a sua execução.

Daniella Pereira, coordenadora de Instrumentos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde e uma das organizadoras do seminário, acredita que a Programação é extremamente importante enquanto instrumento de planejamento da gestão do Sistema Único de Saúde. Em São Cristóvão, a PAS tem sido construída de maneira coletiva desde 2021, entre as áreas técnicas que compõem a gestão do SUS.

“Todas as oficinas foram pensadas com o intuito de fazer com que a PAS dialogue com os processos de trabalho da gestão, seja na parte de execução da política de saúde, seja na parte de planejamento orçamentário. Queremos que esse planejamento aconteça de uma maneira fluida e que todo mundo esteja envolvido. Que a Programação não seja só um instrumento, mas que seja o instrumento que norteia o processo de trabalho”, ressalta Daniella.

Em 2023, a proposta de realizar o seminário, com 36 horas de carga horária, foi feita com o objetivo de fortalecer os processos de planejamento, instituindo uma cultura de planejar e aprimorando essa cultura aplicada ao longo dos últimos três anos. Para isso, foram organizadas as oficinas com foco em intervenção em saúde, monitoramento e avaliação, ações e metas e de planejamento orçamentário.

Para Stefanie Vieira, coordenadora da Atenção Psicossocial em São Cristóvão e participante do seminário, um ponto positivo é que a PAS está sendo elaborada antecipadamente, com a participação de pessoas que fazem parte de todos os processos da Rede de Atenção à Saúde do município. Isso se faz importante por ser um processo de bastante responsabilidade para entender em conjunto a dinâmica e a situação epidemiológica das suas comunidades.

“No processo de planejar as ações e monitorar as atividades que desenvolvemos, neste ano tivemos a oportunidade de ter o suporte da Diretoria de Planejamento, analisando mês a mês as nossas atividades. Então, planejar as ações do ano seguinte antecipadamente mostra que é um processo de organização de um trabalho que se torna eficaz e efetivo dentro das necessidades da população”, aponta Stefanie.

Stefanie Vieira, coordenadora da Atenção Psicossocial em São Cristóvão

Confira a programação do Seminário PAS:

8h às 12h: Oficina “Intervenção em Saúde”

Facilitadora: Mayra Oliveira, diretora de Planejamento do SUS.

13h às 16h: Oficina “Avaliação e Monitoramento no Planejamento e Gestão do SUS”

Facilitador: Mário Mendes, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde

8h às 12h: Oficina “PAS: Ações e metas, como se relacionam?”

Facilitadora: Daniella Pereira, coordenadora de Instrumentos de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

13h às 16h: Oficina “Plano de Contratação Anual: O que é importante saber?”

Facilitadora: Jeniffer Pereira, Assessora da Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde.

31 de agosto e 01 de julho

8h às 16h: Grupos de Trabalho para elaboração da Programação Anual de Saúde.

Fotos: Clara Dias