Secretaria de Saúde de São Cristóvão garante Cadernetas da Gestante para o acompanhamento pacientes grávidas no município

18/03/2024 - 19:05 Atualizado há 5 horas

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão enviou para todas as unidades de saúde as Cadernetas da Gestante, com o intuito de fornecer uma ferramenta de acompanhamento gestacional para pacientes do município. O material é elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Maria Helena Andrade, destaca que a impressão e distribuição das cadernetas foi uma iniciativa da gestão municipal, uma vez que há anos em que o MS não encaminha os exemplares necessários. Contudo, é um instrumento importante e necessário para o uso de profissionais e de pessoas que gestam, pois traz diversas informações e espaços de monitoramento.

“A Caderneta da Gestante traz diversas informações para os profissionais, seja da atenção básica, no pré-natal de alto risco e até mesmo a maternidade, já que nela estará toda a evolução da pessoa que gesta, informações essas imprescindíveis para um cuidado de qualidade para as pacientes. Por isso, priorizamos garantir o esse direito às pacientes, bem como um instrumento de trabalho para os profissionais”, afirma a coordenadora.

Maria Helena Andrade,  coordenadora de Saúde da Mulher

Entre os conteúdos da caderneta, estão os direitos da gestante, antes e depois do parto; o cartão de consultas e exames, com espaço para anotar dúvidas; dicas para uma gravidez saudável e sinais de alerta; informações e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê, alguns cuidados de saúde, o parto e o pós-parto; informações e orientações sobre amamentação; como tirar a Certidão de Nascimento da criança; entre outros.

Com esse material em mãos, o profissional de saúde anotará todos os dados do pré-natal das pacientes, registrará as consultas, os exames, as vacinas e o que for importante para um bom acompanhamento do pré-natal. As usuárias  também poderão anotar suas sensações, seus sentimentos e coisas que queiram dizer ao bebê.

Ao todo, foram impressas 2 mil cadernetas. Inicialmente, serão entregues 1.300 unidades, cerca do número médio de partos que a Cidade Mãe apresenta por ano, e, caso o público demande, serão realizadas novas entregas de acordo com o crescimento do número de gestantes nas unidades. Com isso, a saúde do município incentiva um pré-natal bem acompanhado, que resultará em mais saúde para mães e bebês sancristovenses.

Fotos: Clara Dias