Secretaria de Saúde de São Cristóvão convida secretarias para formação de comitê de combate à violência

22/03/2023 - 13:19 Atualizado há 13 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão iniciou a semana em reunião com outras secretarias municipais para configurar o comitê de enfrentamento aos diversos tipos de violência presentes nas vidas da população. Representantes das Secretarias de Esporte e Lazer, Infraestrutura, Educação, Cultura, Trabalho e Assistência Social estiveram presentes na reunião, que ocorreu na tarde do dia 20 de março, no Paço Municipal.

O principal objetivo da iniciativa é discutir alternativas e diretrizes de combate à violência de maneira intersetorial, promovendo uma cultura de paz no município. Segundo Daniela Pereira, Coordenadora de Causas Externas e da Divisão de Práticas Integrativas Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, o município historicamente tem registrado inúmeros casos de violência, voltados tanto à chamada violência interpessoal extrafamiliar – homicídios e agressões – quanto às violências domésticas contra grupos vulneráveis, principalmente idosos, crianças, adolescentes e mulheres.

“Nós pretendemos estabelecer um cronograma de reuniões ordinárias mensais para que consigamos elaborar um plano de ação, em que cada setor vai trazer sua perspectiva de trabalho para redução da violência, seja na construção de espaços de convivência, na estratégia de identificação da violência no ambiente escolar ou no acompanhamento”, afirma Daniela.

Além da formação do comitê, foi apresentado pela SMS o protocolo que apresenta os procedimentos a serem feitos por profissionais de saúde ao observarem ou serem notificados de casos de violência, com destaque aos casos de violência doméstica. A proposta dessas discussões também abordaram a necessidade de compreender o cenário em relação a esse tema em São Cristóvão.

A partir das reuniões, serão criadas formas de transformar as notificações em dados, para que as soluções sejam planejadas de acordo com a realidade da população. No município, já existem fichas de notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Dessa forma, quando um profissional de saúde identifica uma vítima de violência no território ou quando ela vai até a unidade de saúde, existem formulários que são inseridos dentro do sistema nacional de agravos. Ainda, é importante que a vítima se dirija a uma delegacia para o registro do boletim de ocorrência, quando possível.

Para Itanamara Guedes, diretora de gestão e planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, a expectativa para os próximos passos após a organização do comitê é a de perpetuar diversas políticas públicas sociais em conjunto com as demais Secretarias e outros órgãos do Poder Público, como o Ministério Público Tutelar, para combater e prevenir casos de violência de maneira unificada. “Que a gente possa discutir os casos aprimorando os fluxos de atendimento para assegurar à população de São Cristóvão o atendimento adequado nos casos de direitos violados ou violência. Vamos atender e ampliar ainda mais para que outros sujeitos que participem desse processo de construção da prevenção”, espera.

Fotos: Heitor Xavier