Secretaria de Saúde de São Cristóvão apresenta planos de contingência à arboviroses e de gestão de trabalho e educação na saúde para controle social

14/03/2024 - 22:36 Atualizado há 15 horas

Nesta quarta-feira (13), em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão apresentaram planos de ação em construção para a contribuição do controle social na luta pela garantia de direitos e serviços para a população da Cidade Mãe. Entre as estratégias discutidas, estiveram o Plano Municipal de Contingência às Arboviroses e o Plano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

O primeiro foi apresentado pela coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS, Daniella Fraga, junto ao boletim epidemiológico do ano anterior. O Plano Municipal de Contingência às Arboviroses tem o objetivo de descrever as ações e atividades de contenção de surtos e epidemias de Dengue, Zika e Chikungunya que serão adotadas pelo município, em parceria com outras secretarias para estruturação das ações estratégicas de vigilância e assistência a serem adotadas, de acordo com os níveis de ativação e organização de resposta, com o intuito de reduzir a transmissão e a morbimortalidade das arboviroses em São Cristóvão.

Daniella Fraga afirma que as arboviroses representam uma ameaça séria à saúde e concentrar esforços populares e institucionais em ações de conscientização, limpeza e tratamento é essencial para a prevenção e combate às doenças.

“Cada cidadão contribui para um ambiente mais saudável e protegido, mas também precisamos saber das suas necessidades e individualidades. Juntos, podemos eliminar criadouros, disseminar informações cruciais e fortalecer nossa barreira contra a dengue”, defende Daniella.

Daniella Fraga, coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS

O outro plano apresentado, de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, visa compreender e cuidar das relações de trabalho no SUS a partir da participação do trabalhador e promover ações educativas em saúde, seja para os trabalhadores, para a população ou em articulação com instituições de ensino, alcançando diversos espaços nas comunidades para que elas sejam atendidas de maneira mais efetiva, humana e atualizada.

São Cristóvão é o único município de Sergipe a ter uma Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), tornando-o um pioneiro nessa vertente. Por isso, a Cidade Mãe foi inserida no contexto nacional junto ao Ministério da Saúde para compor a elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente e Gestão do Trabalho, seguindo o método de construção do plano nacional para elaborar sua estratégia.

Cinthia Leão e Ana Beatriz Nery, membros da DGTES que apresentaram o plano de gestão

Referência Técnica em Educação Permanente em Saúde, Ana Beatriz Nery apresentou o plano e explica que seu intuito é consolidar essa política no município, fortalecendo os trabalhos que já têm sido feitos.

“A Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde é importante justamente para consolidar as ações dessas duas frentes, da gestão trabalhista e educação de saúde dentro do município, consolidar, deixar escrito para dois anos junto com os instrumentos de gestão. É importante trazer o plano para o Conselho para que eles aprovem, aceitem e apoiem, para que sigamos todos no mesmo caminho junto com os instrumentos de gestão”, pontua Ana Beatriz.

Ana Beatriz Nery, referência Técnica em Educação Permanente em Saúde

Na saúde de São Cristóvão, o Conselho Municipal de Saúde garante o controle social, trazendo os usuários e trabalhadores da saúde para o diálogo institucional. Seu papel consiste na participação da sociedade na administração pública, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de governo, para solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvânia de Souza, ressalta que a representação do conselho alcança todas as comunidades, resultando na multiplicação de diálogos nesse sentido.

“Por isso é muito importante ter esse diálogo de combate às arboviroses, para a prevenção de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, que podem até levar a óbito. Assim como é essencial para nós debater o tema de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Dentro desse tema, teremos nossa conferência homônima, dia 29 de abril. São temas super importantes para construir e fortalecer uma política de saúde. E o controle social é isso, é discutir e debater essas práticas e esse enfrentamento em favor à saúde do município”, destaca a presidente.

Gilvânia Souza, presidente do Conselho Municipal de Saúde

Wellison Dutra, conselheiro e líder comunitário, foi um participante ativo da discussão, trazendo as demandas de seu povoado para o combate às arboviroses e para o aperfeiçoamento nas condições de trabalho na saúde do local. “É fundamental para a comunidade ter o conhecimento do que está acontecendo no nosso município, para participar das decisões e construir junto suas políticas, de acordo com suas vivências e necessidades”, defende.

Wellison Dutra, conselheiro

Fotos: Clara Dias