Secretaria de Saúde capacita e fornece kits de trabalho para fortalecer atividades dos agentes de saúde e de endemias

11/07/2023 - 21:17 Atualizado há 19 horas

Há dois anos o município de São Cristóvão aderiu ao “Programa Saúde com Agente”, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) que desde então vem contribuindo para a formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). A formação ocorre de maneira semipresencial, combinando atividades teóricas e práticas, com uma carga horária de 1.275 horas e tem como objetivo aprimorar o trabalho desses profissionais que são tão importantes para a saúde da população.

Os 78 alunos matriculados, que desfrutaram dos diversos assuntos abordados nas aulas, receberam nesta terça-feira (11), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira parte do kit de equipamentos individuais, para fortalecer as possibilidades de atuação no território. Foram entregues três equipamentos a cada agente: esfigmomanômetro, estetoscópio e termômetro digital, além de um glicosímetro e oxímetro que foram distribuídos às equipes de Saúde da Família que cada profissional está vinculado.

De acordo com Duanne Marcelle, coordenadora de vigilância epidemiológica, a Secretaria de Saúde incentiva fortemente a adesão ao programa, reconhecendo e ampliando os benefícios que ele traz para a saúde pública. “Estamos em mais uma etapa desse programa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o município decidiu, mesmo com recursos próprios, distribuir estes equipamentos com os profissionais. A partir de hoje, todos os alunos que participaram do curso irão atuar em seus respectivos territórios com esse kit, prestando uma assistência à saúde com mais qualidade”, disse.

Duanne Marcelle, coordenadora de vigilância epidemiológica

Para Emilly Regina, diretora de gestão e trabalho e educação na saúde, “a adesão ao Programa é mais um exemplo do comprometimento da Prefeitura de São Cristóvão em fortalecer a atenção primária à saúde e promover a qualificação dos profissionais que atuam diretamente nas comunidades. Neste momento estamos realizando a entrega dos kits para as atividades práticas e mais à frente outro kit será distribuído, dessa vez composto por camisa, mochila e chapéu. Tudo isso para promover uma abordagem mais abrangente e eficaz na promoção da saúde”, explicou.

Emilly Regina, diretora de gestão e trabalho e educação na saúde

Agentes que participaram do treinamento e receberam o Kit

Joseane Lucas da Cruz, agente comunitária de saúde, agradece à gestão pela iniciativa e avalia o treinamento como de suma importância para agregar conhecimento e auxiliar no combate à doenças no município. “Todo conteúdo ministrado só veio para agregar ao que já sabíamos, o que ajuda na valorização do nosso trabalho. Tanto o treinamento quanto o curso são grandes aliados à saúde, em todos os aspectos e quem mais ganha com tudo isso é a população, pois vamos oferecer nossos serviços com mais eficácia durante as visitas domiciliares. A gestão está de parabéns”, pontuou.

Joseane Lucas da Cruz, agente comunitária de saúde

Outro participante foi o agente de endemias José Anselmo Fontes Santos. Ele concorda com Joseane quando diz que o curso é ótimo para aprimorar e que os equipamentos serão fundamentais para promover mais eficácia ao serviço prestado à população. “Durante o curso aprendemos muitas novidades em nossa área, a exemplo de verificar pressão arterial e medir a glicemia. Só tenho a agradecer pela oportunidade de aprender e de poder levar este aprendizado à população, os verdadeiros beneficiados com a iniciativa”, ressaltou.

José Anselmo Fontes Santos, Agente de endemias

Fotos: Heitor Xavier