Saúde de São Cristóvão será tema de documentário do Ministério da Saúde

06/11/2023 - 18:46 Atualizado há 2 dias

Nos dias 03 e 04 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS) participou das gravações da “Série Webdoc Brasil, aqui tem SUS”, série documental realizada pelo Ministério da Saúde. A obra audiovisual foi resultado do prêmio recebido pela SMS como a melhor experiência do estado de Sergipe no 37º Congresso CONASEMS (18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS), realizado em julho deste ano, em Goiânia-GO.

A experiência premiada na Mostra foi o “Painel Eletrônico para Monitoramento e Avaliação da Rede de Atenção à Saúde da Cidade Mãe de Sergipe”, apresentada por José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde. Seu principal objetivo foi mostrar o que é e como funciona esse painel eletrônico de monitoramento, uma inovação construída por São Cristóvão que tem facilitado o acompanhamento e a vigilância do sistema de saúde do município.

Para José Marcos, foi uma felicidade receber a premiação do Ministério da Saúde, sendo  a melhor experiência do SUS Sergipe. Como autor do projeto, ele foi entrevistado pela equipe do documentário, explicando o funcionamento do sistema.

“Isso confirmou que estamos conduzindo a saúde em São Cristóvão da melhor forma possível, com um planejamento e gestão do SUS fortalecidos a partir do monitoramento e avaliação de dados de toda a nossa Rede de Atenção à Saúde na Cidade Mãe, tendo informações estratégicas que permitem a tomada de decisões mais assertivas às reais necessidades de cada microárea/área em nosso território, além de contribuir na alocação racional de recursos com transparência e devida prestação de contas à sociedade”, afirma o diretor.

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde

O uso do painel eletrônico possibilitou um melhor acompanhamento dos resultados municipais em vigilância e atenção à saúde e nas tomadas de decisão, com avanços consideráveis nos indicadores de saúde e na priorização de demandas. Esse êxito foi fruto de um trabalho iniciado e continuado em coletividade.

A série documental é dirigida por Márcio Miguel, que esteve presente no processo de gravação em São Cristóvão. Ele conta que, além dos dois dias de filmagem, a equipe também buscou apreciar a cidade e conhecer a sua história.

“Nosso intuito é divulgar a experiência e mostrar para os outros municípios do Brasil que isso é viável, que funciona e faz bem para o cidadão. Chega lá na ponta e com muito sucesso. A mostra premia um município por estado, então estamos gravando em todo o Brasil e os vídeos serão exibidos no Canal CONASEMS, no YouTube. Então isso repercute entre os gestores e as pessoas da área da saúde, e é importante a disseminação dessas ideias”, explica Márcio Miguel.

Márcio Miguel, diretor da “Série Webdoc Brasil, aqui tem SUS”

Uma das grandes vantagens do painel eletrônico é a possibilidade de acessar os dados por geolocalização e por área de atuação na saúde. O painel possui 21 módulos, que passam por Atenção Primária, Psicossocial e Especializada à Saúde, Imunização, Covid-19, orçamento, educação, Urgência e Emergência, entre outros. É possível utilizar filtros para buscar informações específicas e observar gráficos.

Equipe de filmagem da série documental

Emilly Nardelli, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, ressalta a importância do papel desse sistema para o acompanhamento e registro correto dos dados, que contribui para o fortalecimento de uma cultura de monitoramento e informação. O processo de educação permanente para o uso desses dados foi feito em cada uma das equipes de Saúde da Família do município, o que resultou na elaboração atualizada do painel, que abrangeu o dia a dia das unidades, incluindo seus indicadores epidemiológicos.

“O trabalho de formação e educação permanente com as equipes sobre a cultura do monitoramento, da avaliação e do registro correto das informações deve ser contínuo e estimulado no dia a dia, para que isso não fique absorvido nas demandas diárias e urgentes de cada unidade. É necessário fortalecer também a necessidade de estarmos sempre acompanhando os profissionais que chegam nas nossas unidades, capacitando-os de acordo com a necessidade do registro correto das informações”, reforça Emilly.

Emilly Nardelli, diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Fotos: Clara Dias e Comunicação CONASEMS