Saúde com Agente: Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias recebem certificado de curso técnico em cerimônia de formatura

13/09/2023 - 16:46 Atualizado há 2 dias



Nesta terça-feira (12), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de São Cristóvão celebraram o encerramento do Programa Saúde com Agente, recebendo o certificado de conclusão do curso numa cerimônia de formatura. O evento foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a presença dos formandos, familiares, profissionais da saúde e autoridades do município.

 

 

O Saúde com Agente, maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido - com aulas presenciais e à distância - do país, é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com adesão opcional dos municípios. A gestão de São Cristóvão aderiu prontamente ao programa, que teve a duração de 10 meses, compreendendo a sua importância para um atendimento de excelência à saúde de sua população.

 

A iniciativa tem o objetivo de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, apurar o olhar dos profissionais sobre as informações coletadas nas residências e levá-los a melhor orientar os pacientes atendidos. A conclusão do curso também impacta na valorização dos Agentes, que, além de conhecimento e experiência, passam a ter uma qualificação técnica. Em São Cristóvão, foram 93 Agentes graduados pelo programa.

 

 

A Diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, Emilly Nardelli, explica que o curso foi iniciado em São Cristóvão em janeiro deste ano, formando 18 Agentes de Combate às Endemias e 75 Agentes Comunitários de Saúde. “Esse curso veio com o intuito de qualificar tecnicamente os profissionais que, a partir de hoje, recebem a qualificação de técnicos e tudo isso melhora muito mais a assistência em saúde”, afirma.

 

Emilly Nardelli, Diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão

 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destaca que o curso foi ofertado para todos os 151 Agentes do município, mas nem todos aderiram. Apesar disso, a maioria deles teve acesso a novos conhecimentos e passou a estar mais qualificada. 

 

“Isso é muito bom, principalmente para o nosso povo. Não é para nós, não é pra eles, é para o nosso povo, que vai ter, que vai receber nas casas deles, pessoas mais qualificadas, que poderão ampliar inclusive a forma de atendimento a partir de uma aferição de pressão, de uma aferição de glicemia. Eu fico muito alegre que com essa qualificação desses 93 agentes comunitários de saúde”, comemora o prefeito.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

Para Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão, a cerimônia foi o momento de comemorar a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, comemorar sua adesão e celebrar a educação como um caminho para o crescimento, como alternativa para qualificar cada vez mais os processos de trabalho.

 

“Tivemos um quantitativo bem importante de escritos e de conclusões. São 93 agentes de saúde formados como técnicos. Para nós, significa um salto na qualidade do serviço que vamos ofertar à população. Então saber que eles aderiram a esse chamado é muito importante para sinalizar que eles estão comprometidos com a qualidade do serviço que eles prestam à nossa população. É um dia de festa para nós e um dia de festa para o SUS São Cristóvão, que acredita na educação como ação de qualificação e emancipatória”, declara Fernanda.

 

Fernanda Santana, Secretária de Saúde de São Cristóvão

 

Duanne Marcelle, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, foi uma dos quatro preceptores do programa e conta que o curso foi dividido entre parte teórica e prática, sendo ela preceptora da parte prática durante oito meses, de uma das turmas, com 25 alunos. 

 

“Nós tivemos encontros semanais, nos quais vários temas relacionados à saúde da população foram abordados. Foi um curso muito rico. Houve uma troca de conhecimentos muito grande, conseguimos trazer os Agentes de Saúde para próximo e ampliar o leque de atividades que eles desenvolvem no trabalho. Eles aprenderam a realizar aferição de pressão arterial, verificação de saturação, temperatura, coisas que eles vão usar no dia a dia com os pacientes usuários do SUS no território onde eles atuam”, explica Duanne.

Duanne Marcelle, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município

 

 

Cerimônia

 

A cerimônia de conclusão do Programa Saúde com Agente foi iniciada com a entrada dos formandos acompanhados de seus familiares e com a composição do dispositivo e apresentação do hino nacional. 

 

Estiveram presentes na mesa da cerimônia o prefeito Marcos Santana, a Secretária de Saúde Fernanda Santana, o Deputado Estadual Paulo Júnior, o Secretário de Infraestrutura Julio Júnior, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Duanne Marcelle, a Coordenadora de Estratégia Saúde da Família Vanessa Meneses, o vereador Irmão Gibson, o Agente Comunitário de Saúde André de França e a Agente de Combate às Endemias Valdete Dantas.

 

 

Com a entrega dos canudos realizada para a alegria dos formandos, que reuniram-se para atirar seus capelos ao alto, os representantes da turma André de França e Valdete Dantas fizeram seus discursos acalorados sobre a importância dos ACS e ACE para a saúde da população do município, reafirmando sua responsabilidade.

 

Claudionete de Melo, ACS da UBS Bruno Kaíque, comemorou seu certificado recebido na ocasião: “Hoje é um dia muito especial para todos os ACS e ACE, porque foi um curso que durou 10 meses, é uma conquista e nós agradecemos ao prefeito por ter aderido a esse curso, já que outros municípios não aderiram. Estamos muito felizes”.

 

Claudionete de Melo, Agente Comunitária de Saúde

 

O ACE Vanderlei dos Reis ressalta que o curso foi de grande relevância para a atuação profissional do dia a dia. “Nós desenvolvemos um trabalho muito bonito, e agora com mais qualidade. É para isso que acontecem os cursos, a prática e todas as atividades que chegam para melhorar a vida de São Cristóvão. Estou grato e parabenizo a todos”, celebra.


Vanderlei dos Reis, Agente de Combate às Endemias

 

 

Presenças

 

Além da formação do dispositivo, marcaram presença na cerimônia os vereadores Italo Macário, Marcus Lázaro, Edivaldinho Cabeleireiro, Thiago Corrêa, Edson Pereira e Rafael do Sucatão.

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier