São Cristóvão recebe representantes do Instituto Opy para alinhar implantação de projeto pioneiro em saúde infantil

19/07/2023 - 12:43 Atualizado há 2 dias

Na terça-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão recebeu a visita de representantes do Instituto Opy para dialogar sobre a implantação do projeto Mil Dias de Vida em São Cristóvão. O município foi escolhido pelo Instituto como cidade modelo no país para iniciar o projeto, que tem o objetivo de melhorar a assistência materno-infantil no território, utilizando tecnologias e ferramentas de letramento em saúde para profissionais e pacientes.

O Instituto Opy traz esse projeto em parceria com um parceiro-implantador - a empresa Datapedia, que traz soluções para levantamento de dados, além de ter a Fundação José Luiz Egydio Setúbal como parceira e co-financiadora. Dessa maneira, o Instituto Opy trará para São Cristóvão uma metodologia inovadora com capacitações, uso de dados, e informações para que os usuários saibam identificar melhor os problemas de saúde e utilizar melhor os serviços ofertados.

A diretora-presidente do Instituto Opy, Heloísa Oliveira, explica que a visita tem o intuito de iniciar a aplicação do projeto em São Cristóvão: “Com isso, nós queremos ajudar a Secretaria de Saúde a melhorar ainda mais os seus processos de trabalho. A gente traz uma metodologia inovadora, internacional, que é de letramento em saúde. Esse é um projeto de 14 meses e estamos começando agora fazendo entrevistas e começando a conversar com a Secretaria de Saúde. Estamos muito felizes de estar aqui para colocar a mão na massa e começar o projeto”.

Heloísa Oliveira, diretora-presidente do Instituto Opy

O letramento em saúde terá um uso importante na Atenção Primária à Saúde, auxiliando a população a alcançar um nível de conhecimento e desenvolver habilidades para tomar atitudes pela melhoria de sua própria saúde ou de sua comunidade. No projeto, o letramento funcionará através do acompanhamento de duas profissionais responsáveis pelo atendimento das famílias mais vulneráveis, para que elas possam se comunicar melhor, usar ferramentas mais fáceis de serem compreendidas, e para que saibam quando, onde e o que procurar e como se relacionar com os serviços de saúde.

Emilly Nardelli, diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão, acredita que receber o projeto da jornada dos primeiros 1000 Dias da Criança é de grande importância, porque ele agrega diversas atividades que vão trazer em um curto, médio e longo prazo retornos significantes tanto para a redução da mortalidade infantil quanto para a melhoria da assistência à saúde materno-infantil.

“Nesse primeiro momento, será feito o diagnóstico e, nos próximos momentos, a intervenção direta com os nossos trabalhadores, no sentido do letramento, essa tecnologia tão inovadora que é tão importante para nós e vai facilitar a vinculação dos nossos usuários com a gestão. Em paralelo a isso, toda a estrutura de sistema de informação com os dados, com o suporte do Instituto Opy, vai nos facilitar a tomada de decisões, o direcionamento das nossas ações, o desatar de nós em alguns problemas que temos. É uma parceria muito rica e que com certeza vai garantir para nós grandes resultados”, ressalta Emilly.

Já o Prefeito Marcos Santana reafirma que a parceria com o Instituto Opy vem ajudar a Cidade Mãe exatamente no diagnóstico e na implantação de metodologias e ferramentas que possam melhorar ainda mais a nossa Atenção à Saúde, principalmente nesse público da primeira infância. “Para nós é motivo de orgulho por termos sido escolhidos como cidade pioneira na aplicação dessa metodologia, que pode ser vitrine para outras cidades do Brasil”, destaca.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

No restante do dia, os representantes do Instituto Opy continuaram a agenda no município dialogando com profissionais de saúde da Secretaria e compartilhando informações para preparar os trabalhadores para a aplicação do projeto.

Pioneirismo no uso de dados

Parceiro-executor do Datapedia, Marcos Silveira conta que, em São Cristóvão, foram mapeados os mesmos desafios que existem em outros municípios do país, mas o diferencial da cidade foi a observação do trabalho de pessoas com a capacidade de tomar decisões e interpretar bem as evidências. Esse foi o motivo da escolha São Cristóvão como cidade modelo-piloto e parceira no desenvolvimento do projeto que tem o objetivo de ser levado para mais municípios.

Marcos Silveira, parceiro-executor do Datapedia

“Isso é o que diferencia a boa política de outras gestões que contam histórias, mas não tem resultados de fato para trazer à população e medir o antes e depois, ser consistente, ter dados para saber onde atuar no problema. É aí que os dados vêm para iluminar esse caminho. Para uma escala de fato, e para um objetivo comum, que são melhores que boas histórias, são vidas mudadas em grande escala, e os números mostram isso”, afirma Marcos Silveira.

Fotos: Heitor Xavier