São Cristóvão realiza 2º Dia D de combate à dengue neste sábado (16)

15/03/2024 - 15:25 Atualizado há 8 minutos

Neste sábado (16), São Cristóvão realizará o 2º Dia D de combate à dengue, com mutirões de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, feitos pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Dessa vez, os locais designados para a ação são a Rua Saneamento do bairro Marcelo Déda e o Povoado Pedreiras, escolhidos por apresentarem maior número de notificações pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os mutirões serão realizados entre 8 e 12 horas da manhã.

A campanha de combate à dengue tem sido um esforço nacional do Ministério da Saúde junto aos estados e municípios. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e Chikungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito transmissor.

Entre as atividades comandadas pelos agentes, serão realizadas visitas domiciliares, coleta de larvas, tratamento de recipientes d’água e mobilização da população com distribuição de panfletos. Além das ações propostas no Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também construiu um plano de ação que engloba ações nos demais territórios do município, que serão promovidas continuamente. O Plano Municipal de Contingência para Arboviroses será lançado no dia 20 de março.

A Vigilância Ambiental do município, ainda, realiza semanalmente borrifações costais nos locais com maiores notificações de casos e focos de dengue. Esse tipo de borrifação é uma medida de bloqueio essencial, executada com a bomba costal motorizada sendo transportada nas costas do Agente de Combate às Endemias enquanto pulveriza o controle químico do Aedes aegypti. Esse método é considerado bastante eficaz, por eliminar o mosquito adulto e ser colocado em maior proximidade com os focos do transmissor.

Importante destacar que o combate às arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya, é deve ser um esforço coletivo e comunitário. O 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde indicam que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios.

Os criadouros se formam em água parada, em espaços como vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pneus, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Por isso, abordar a comunidade nos domicílios é uma estratégia fundamental para erradicar focos de água parada.

Foto: Dani Santos