São Cristóvão marca presença na Semana da Sergipanidade em Aracaju

26/10/2023 - 18:27 Atualizado há 3 dias



Durante todo o ano, a riqueza cultural do município de São Cristóvão vem ganhando cada vez mais espaço nas feiras e exposições espalhadas por todo o estado de Sergipe. De 23 a 29 de outubro, período em que ocorre a Semana da Sergipanidade, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, a Cidade Mãe de Sergipe também se faz presente com um stand repleto de itens que remetem à cultura local.

 

 

 

São Cristóvão se destaca ao apresentar sua rica historicidade e tradições, com ênfase na literatura, artesanato e culinária local, incluindo as famosas queijadinhas e os biscoitos bricelets, considerados Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

 

 

 

 

 

Ao passear pelo estande de São Cristóvão, muitos visitantes relembram experiências enquanto outros se deparam com descobertas emocionantes. Cynthia Silva, dona de casa e moradora de Aracaju há um ano, avaliou o estande como um convite à cidade que ainda não conhece. Ela compartilhou sua perspectiva: "Eu ainda não conheço São Cristóvão, mas ouvi falar principalmente das queijadas. Agora, ao ver essa representação da cidade, sinto como se fosse um convite para conhecê-la. Aproveitei o momento para comprar e experimentar a comida típica, e agora estou curiosa para explorar mais o local", disse.

 

Cynthia Silva, dona de casa

 

Ortência de Souza Correia Santos, técnica de enfermagem, foi ao evento com a família e não hesitou em conhecer os briceletes e ainda expressou a sua opinião sobre a importância dessa representatividade. "Acho fundamental que eventos como esse mostrem o que cada cidade tem de melhor. Isso ajuda a todos conhecerem mais o estado de Sergipe e entender a importância de São Cristóvão na culinária e no artesanato", explicou. 

 

Ortência de Souza Correia Santos, técnica de enfermagem

 

A pedagoga Marizia Varjão, acompanhada do seu marido, o representante comercial Sérgio Melo, visitou o estande por conhecer e admirar a cidade histórica e ainda revelou que seu esposo é um apaixonado pelos biscoitinhos briceletes. "É muito importante a quarta cidade mais antiga do Brasil fazer parte desse evento para que toda a sua riqueza seja disseminada e mais pessoas conheçam. São Cristóvão é a cidade mãe de Sergipe, e tudo o que vem dela é uma experiência que deve ser vivenciada”, afirmou Marizia.

 

Marizia Varjão, pedagoga

 

Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), acompanhado por parte da equipe, esteve presente para receber os visitantes e destacou a importância da participação de São Cristóvão na Semana da Sergipanidade. "A participação de São Cristóvão na Semana da Sergipanidade não apenas valoriza a história e a cultura do município, mas também convida todos os presentes a explorar a cidade histórica e suas atrações únicas. Portanto, é uma honra para nós representar nosso município em um evento tão significativo. Estamos encantados em mostrar a história e os sabores de São Cristóvão aos visitantes”, afirmou. 

 

Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fumctur

 

Fábio Andrade, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio, ressaltou a importância de incluir São Cristóvão na Semana da Sergipanidade, uma vez que São Cristóvão é o berço do estado. “A presença da cidade agrega grandeza à celebração, trazendo consigo sua história, cultura e identidade distintas. Inclusive a gestão da cidade está de parabéns, pelo trabalho que tem contribuído para elevar a cultura local e valorizar o turismo. Grandes obras estão sendo realizadas lá para que o turismo possa alavancar ainda mais", afirmou Fábio Andrade, destacando o compromisso de São Cristóvão em se fortalecer como um importante destino turístico em Sergipe.

 

Fábio Andrade, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio

 

 

Outros eventos

 

Além da Semana da Sergipanidade, este ano o município de São Cristóvão também marcou presença no Moda Mix, em Itabaianinha; ExpoFavela e Casa dos Saberes e Fazeres, em Aracaju; e a Factob, no município de Tobias Barreto.  

 

Fotos: Heitor Xavier