São Cristóvão marca presença na ExpoFavela Innovation Sergipe

07/08/2023 - 16:58 Atualizado há 13 horas

A cidade de São Cristóvão ganhou destaque na primeira ExpoFavela Innovation de Sergipe. O evento está na segunda edição em nível nacional e em Aracaju aconteceu na última sexta-feira (04) e sábado (05), no Centro de Convenções AM Malls. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) inseriu o município na iniciativa, proporcionando uma oportunidade única para as comunidades locais mostrarem sua cultura e potencial criativo.

A ExpoFavela Innovation ocorre em 20 Estados ao longo do ano e tem como propósito celebrar a diversidade cultural das comunidades e apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por empreendedores locais. Foram selecionados 50 empreendedores de Sergipe e, representando a riqueza cultural e artística de São Cristóvão, foram reservados dois postos na Praça de alimentação, seis camelódromos, além do estande da Prefeitura.

50 empreendedores de Sergipe participaram do evento

O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, destacou a importância da participação de São Cristóvão neste evento de alcance nacional. "Estamos orgulhosos em levar um pouco da essência de São Cristóvão para a ExpoFavela Innovation. As comunidades do nosso município possuem um patrimônio cultural inestimável, e este é o momento ideal para compartilharmos isso com o público de Aracaju e visitantes de diversas localidades. Além disso, queremos dar visibilidade ao empreendedorismo local e estimular a economia criativa", afirmou Josenito.

Eloísa Galdino, responsável pelo evento, falou sobre a feira e ressaltou o papel fundamental da cultura nas comunidades. "A Central Única das Favelas (Cufa) realiza essa feira desde o ano passado, em São Paulo, e a partir daí decidiu estender para todo o país. Essa feira tem o caráter todo especial, uma vez que fazemos seleção de empreendedores e empreendedoras da periferia, da favela, buscando evidenciar esse segmento que muitas vezes é esquecido", apontou.

Josenito Oliveira e Eloisa Galdino

A ExpoFavela é uma vitrine para expressões culturais diversas, e, como disse Eloisa, "São Cristóvão traz uma contribuição singular e rica para esse panorama. Os empreendedores vieram expor produtos das mais diferentes áreas, como moda, gastronomia e informática, além da oportunidade de mentorias nas áreas de administração, finança e governança para que possam aprimorar os negócios. Estamos muito contentes com a parceria da Semdet e com a diversidade que São Cristóvão proporcionou ao evento", destacou.

De acordo com Laíse Izaias, diretora de inovação da Semdet, nos estandes de São Cristóvão os visitantes puderam apreciar e adquirir produtos artesanais, obras de arte, peças de arte popular, além de degustar comidas típicas e tradicionais das catadoras de marisco, tudo produzido pelas talentosas mãos dos moradores locais", destacou.

Laíse Izaias, diretora de inovação da Semdet

Expositores de São Cristóvão

A artesã Rídaci Evangelista salientou o poder transformador da arte na vida das pessoas e destacou a importância do evento. "Eu sempre digo que a arte faz a diferença na vida de cada um, seja morador da cidade, do campo ou da favela. É muito importante esse intercâmbio não só pelos valores econômicos, mas valores sentimentais, de criação e por isso São Cristóvão já está fazendo a diferença e eu fico muito feliz com isso", disse.

Ridaci Evangelista, artesã

Givânia dos Santos, marisqueira, falou sobre a importância de ter o seu produto exposto em um evento dessa dimensão. "Para mim está sendo muito importante participar, pois um evento grandioso como esse, só vai expandir nosso trabalho. Sou muito grata pelo apoio da Prefeitura porque nos oportunizou esse espaço", agradeceu.

Givânia dos Santos, marisqueira

Nivaldo Oliveira, artesão