São Cristóvão leva vacinação contra Influenza para instituições de ensino

10/05/2023 - 14:14 Atualizado há 2 horas

Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão levará a vacinação contra Influenza para diversas instituições de ensino ao redor do município, incluindo escolas, creches e o campus municipal do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A iniciativa visa facilitar o alcance da imunização para dois dos principais públicos da primeira etapa da campanha contra gripe: professores e crianças de seis meses a menos de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias).  Além dessas vacinas, também serão aplicadas as doses bivalentes contra Covid-19.

A primeira fase da campanha de vacinação contra Influenza acontecerá até o dia 31 de maio, contemplando os grupos prioritários, que têm mais chances de contrair e desenvolver quadros agravados da doença. São Cristóvão já vacinou mais de cinco mil pessoas e tem como objetivo atingir a 90% do seu público alvo. Além de professores e crianças, fazem parte desses grupos gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, povos indígenas, pessoas com comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, caminhoneiros, profissionais da Força de Segurança e Salvamento e dos transportes públicos.

Ana Therezinha Marques, coordenadora da imunização no município, explica que atingindo os públicos visados nas instituições de ensino, a equipe também aproveita para facilitar o acesso aos estudantes, servidores e professores à dose bivalente da vacina contra Covid-19. Além disso, outros locais e ações para os demais grupos prioritários têm sido propostos.

Ana Therezinha Marques, coordenadora da imunização na Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão

“Nós temos ido aos domicílios, porque temos muitos idosos com dificuldade para se deslocar e chegar às unidades. Também pedimos para cada unidade de saúde, que conhece melhor o público do seu bairro, listar quem são as pessoas dos grupos prioritários. Fomos aos hospitais, entramos em contato com os Centros de Especialidades, e estamos tentando levar as vacinas até esses locais. Fora isso, cada unidade de saúde promoverá ações em seus territórios. Se tem um largo, uma ponte, uma pracinha, uma igreja que mora muita gente em volta ou é bastante frequentada, as ações são promovidas nesses pontos também”, ressalta a coordenadora.

Após o fim da primeira fase da campanha contra Influenza, determinada pelo governo federal, a vacinação será aberta ao público geral.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier