São Cristóvão inicia mobilização contra dengue nas escolas

22/02/2024 - 19:04 Atualizado há 4 horas



Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão seguiu o calendário de lançamento do Governo Federal e deu início a campanha de combate à dengue com o Programa Saúde nas Escolas (PSE). A primeira ação de prevenção contra a doença foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes Gomes, localizada no bairro Tijuquinha.

 

 

Na ação, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e a Coordenação e Referência Técnica de Vigilância Ambiental da SMS dialogaram com os estudantes e docentes da escola sobre os principais passos para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, distribuíram panfletos, doces e lanches para a criançada, em um momento educativo, lúdico e descontraído. 

 

Ana Clésia Fontes, Responsável Técnica das Arboviroses em São Cristóvão

 

Daniella Fraga, coordenadora de Vigilância Ambiental, ressalta a importância de educar a população para desempenhar seu papel de cuidado na eliminação dos focos de dengue no município. 

 

“O 1° Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)  do Ministério da Saúde destaca que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, em locais como vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção como sanitários e canos. Não deixando que esses recipientes tenham água parada já é um passo fundamental para a proteção contra a dengue”, afirma.

 

Daniella Fraga, coordenadora de Vigilância Ambiental, em frente à turma de crianças atendida durante a ação

 

O Governo Federal também deu o primeiro passo do projeto “Brasil unido contra a dengue: combate ao mosquito nas escolas” no dia 21, realizando o evento de abertura durante a semana de abertura do calendário escolar das escolas públicas, tornando-o aberto à comunidade local na Escola Classe Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal. Na Cidade Mãe, essa foi a primeira ação de uma série de visitas às escolas para abordar o tema. 



Programa Saúde nas Escolas

 

O Programa Saúde na Escola foi criado em 2007 em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, buscando enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

 

O público alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2023, o programa abordou temáticas como prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST nas escolas. 

 

Pensando na mobilização “Brasil unido contra a dengue: combate ao mosquito nas escolas”, nos próximos meses as equipes de saúde realizarão nas escolas atividades lúdicas para sensibilização,como oficinas criativas, palestras e murais de prevenção para engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue. Além disso, o programa nacional vai divulgar guias educativos, podcasts, vídeos com participação das comunidades escolares e lives com especialistas para convocar toda a população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

 

Fotos: Daniella Fraga