São Cristóvão: História, Arquitetura e Arte, um roteiro imperdível para o feriado

06/09/2023 - 18:17 Atualizado há 37 minutos



No feriado do dia 7 de setembro São Cristóvão celebra a Independência do Brasil e a cidade se enche de movimento com os desfiles cívicos que fortalecem o patriotismo dos moradores. Este feriado se estende até o dia 8 de setembro, quando é comemorado o dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade. Para aqueles que desejam aproveitar ao máximo esse tempo livre, São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, oferece uma experiência enriquecedora. Além de sua vasta cultura e história, a cidade também é abençoada pela natureza, com suas belas ilhas que são verdadeiros convites à tranquilidade e contemplação.

 

 

A Cidade Mãe de Sergipe é o lar de uma série de museus e igrejas que contam os seus 433 anos de história. O Museu de Arte Sacra, por exemplo, abriga um acervo de mais de 500 obras, com peças do século XVIII e XIX, enquanto o Museu da Polícia oferece uma visão da história policial do estado. Além disso, tem as igrejas históricas da cidade também são verdadeiros marcos, com suas arquiteturas imponentes.

 

Museu de Arte Sacra

 

Museu de Arte Sacra

 

As Praças da cidade são testemunhas dessa riqueza histórica. Entre elas, destaca-se o quadrilátero da Praça São Francisco, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Local onde os visitantes são transportados para o passado, com suas edificações coloniais. É nesse cenário que acontece o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), um evento que celebra a cultura há mais de 50 anos

 

Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade

 

Dentre as principais atrações que a cidade possui estão o Cristo Redentor, que ostenta o título de ser o primeiro do Brasil. Localizado no alto de uma colina, este monumento oferece vistas panorâmicas da cidade e seus arredores. Uma visita ao Cristo Redentor é uma oportunidade para contemplar a escultura e apreciar a paisagem, sobretudo o por do sol. 

 

Cristo Redentor

 

Já o parque ecológico da cidade, popularmente conhecido como Bica dos Pintos, é o lugar ideal para os amantes da natureza. Outro local que vale a pena é o povoado Pedreiras, famoso por suas 7 ilhas, que são os verdadeiros paraísos naturais de São Cristóvão. Cada uma dessas ilhas oferece uma experiência única e até oportunidades para atividades aquáticas, como a prática de stand up, por exemplo.

 

Bica dos Pintos

 

Bica dos Pintos

 

Culinária típica 

 

Uma viagem a São Cristóvão não estaria completa sem provar a culinária típica da região. Os restaurantes locais oferecem uma variedade de pratos, incluindo as queijadas, biscoito bricelet e a cachaça Pisa Macio, considerados Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. Além disso, você poderá se deliciar com receitas que destacam ingredientes locais, como camarão, aratu e muito mais. Uma verdadeira festa para o paladar que complementa a riqueza cultural e histórica da cidade.

 

Bricelets

 

Queijadas

 

De acordo com Paola Santana, diretora presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), “São Cristóvão é um destino que oferece algo para todos os gostos e interesses, enriquecido por nossa cultura, história, natureza e gastronomia. Espero que todos aproveitem ao máximo essa oportunidade de conhecer e se encantar com nossa cidade”, destacou.  

 

Paola Santana, diretora presidente da Fumctur

 

Confira abaixo os horários e locais de destaque para visitar durante este feriado prolongado

 

Dia 7 de setembro:

  • Igrejas: 9h às 13h
  • Museu de Arte Sacra: 9h às 13h
  • Museu da Polícia: 9h às 16h
  • Casa dos Saberes e Fazeres: 9h às 17h
  • Casa das Culturas Populares: 9h às 13h

Dia 8 de setembro:

  • Igrejas (exceto São Francisco): 9h às 13h
  • Museu de Arte Sacra: 9h às 13h
  • Museu da Polícia: 9h às 16h
  • Casa dos Saberes e Fazeres: 9h às 17h
  • Casa das Culturas Populares: 9h às 17h

 

Fotos: