São Cristóvão é reconhecida em três categorias do ranking de cidades mais inteligentes e conectadas do país

06/09/2023 - 14:05 Atualizado há 2 dias



 

Elaborado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país. Dentre os 100 melhores municípios brasileiros, rankeados em 2023,  o município de São Cristóvão aparece em 53º lugar no eixo do Empreendedorismo; 85º lugar no eixo Economia; e, 91º lugar no eixo Educação.

 

Na categoria Empreendedorismo o ranking posiciona a Cidade Mãe  na 1ª posição entre as cidades sergipanas e em 8º lugar entre os municípios nordestinos. 

 

No eixo de Economia, São Cristóvão é o líder em Sergipe e teve o 3º melhor desempenho na região nordeste. Na categoria Educação a cidade é a 2ª de Sergipe e 12ª do nordeste. 



De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, o resultado é um reflexo das ações que  Prefeitura de São Cristóvão vem praticando, com o objetivo de desenvolver a  economia local, a exemplo de acordos com instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito junto ao empresariado local; parcerias com instituições de apoio como o SEBRAE, SESI, SENAC e SENAR visando qualificar e capacitar os empreendedores e trabalhadores urbanos e rurais do município. 

 

Além de aprovar leis de modernização que estimulam a atração de novas empresas através de incentivos fiscais, locacionais e de infraestrutura. Para Josenito, é fundamental estimular um ambiente favorável aos negócios, gerando riqueza, trabalho, emprego e renda. 

 

O secretário pontua ainda que o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas pelo município pode gerar benefícios com impacto real na vida da população. 

“Ter as boas práticas de um município apontadas em um ranking como o Connected Smart Cities pode trazer uma série de benefícios, desde visibilidade e reconhecimento da cidade até a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e o estímulo à inovação e ao desenvolvimento sustentável. Isso pode ajudar a atrair investimentos e criar um ambiente propício ao crescimento e ao bem-estar da população”, destacou. 

 

 

 

Josenito Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

 

 

Fotos: Heitor Xavier.