São Cristóvão é premiada por ações de inovação no ANCITI Awards 2023

13/12/2023 - 17:57 Atualizado há 14 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão foi premiada com o segundo lugar no ANCITI Awards 2023, na categoria cidades com até 100 mil habitantes, por suas ações de inovação. O prêmio é promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e o objetivo foi reconhecer projetos de destaque sobre o tema “Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas”, além de selecionar outras sete cidades em destaques diversos.

 

Para o prefeito Marcos Santana, o prêmio indica que o município vem cumprindo com eficácia a missão de construir soluções para os problemas da população:“É preciso resolver problemas e gerar oportunidades. Com o esforço de todas as secretarias nós estamos conseguindo criar soluções sustentáveis para melhorar a vida do nosso povo”, comemorou o gestor.  

 


Marcos Santana, prefeito

 

A cidade de São Cristóvão foi premiada pelas iniciativas que vem desenvolvendo nos últimos anos, especialmente pela solução avançada de iluminação pública, graças à troca da iluminação das lâmpadas de vapor sódio para Led. Desde 2017, a gestão municipal vem investindo nesta área, sendo que, somente no primeiro semestre de 2023 mais de R$ 1 milhão foi aplicado nestes serviços que contemplam as comunidades urbanas e rurais do território sancristovense.


 

A iniciativa visa promover não apenas a segurança dos cidadãos, mas também impulsionar o desenvolvimento local, proporcionando um ambiente mais acolhedor e estimulante para moradores bem como visitantes. Além disso, ruas e praças bem iluminadas contribuem para a mobilidade e acessibilidade, permitindo que as pessoas se desloquem com mais tranquilidade durante a noite, como afirma o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Bruno da Hora.

 

 

“As obras de iluminação pública que a prefeitura vem realizando desde 2017, com a ampliação do parque de iluminação do município em locais que não existiam pontos IP ou irregulares, promovem mais conforto e segurança para os sancristovenses de todo o município, mas também, ao trocar as luminárias de vapor sódio por LED, reduzimos os danos ao meio ambiente, temos menor custo de manutenção e consumo de energia. Esse prêmio vem para coroar todo trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos e mostra que estamos no caminho certo”, destaca o engenheiro da Semsurb. 

 

 

Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb

 

Inovação em todas as áreas

 

O secretário de desenvolvimento econômico e trabalho, Josenito Oliveira, que representou o município no ANCITI Awards 2023, celebra o prêmio como um reconhecimento das ações desenvolvidas pela gestão. 

 

“Esse prêmio  é um diagnóstico sobre diversas questões ligadas à inovação no município. Ele abrange muitos pontos: o Marco Legal, a Lei de Inovação, a Lei do 5G e a Lei de Digitalização do Governo,  além de outras ações que estão sendo feitas aqui no município, como na educação, o reconhecimento facial dos alunos. Além da troca da iluminação pública para LED. Por essas ações o prefeito Marcos Santana demonstra o pioneirismo da sua gestão”, destacou o secretário.  

 

 

Josenito Oliveira, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho

 

 

A diretora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), Laíze Santos, explica que para comprovar as ações as prefeituras precisavam preencher um formulário com documentos e imagens. “As gestões municipais preencheram um formulário com 139 questões, comprovando as informações por meio de documentos ou imagens correspondentes, com um diagnóstico do município, considerando questões de tecnologia em diversas secretarias”, pontuou. 



Laíze Santos, diretora de Inovação da Semdet

 

 

 

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju

 

No último dia 30 de novembro foi lançado o Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju (Eli), que abrange os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e a capital do estado.

 

 

O Ecossistema é resultado de uma parceria entre o Sebrae Sergipe, os municípios e instituições com atuação relevante no âmbito do empreendedorismo. E o objetivo é desenvolver iniciativas para  fomentar um ecossistema capaz de impulsionar a economia local e o crescimento sustentável, através do avanço tecnológico da região e reforça os esforços realizados pela gestão municipal de São Cristóvão e o potencial de inovação da Cidade Mãe de Sergipe. 



Lançamento do ELI da Grande Aracaju, no campus São Cristóvão da UFS

 

 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos